Assim que recebi um Nike Free 3.0 v4 percebi que ele ficava um pouco apertado no pé, apesar de estar usando o tamanho correto - no meu caso, uso 42 (US 10). Foi então que lembrei de um conselho do Philip Maffetone (desse livro aqui). Ele recomenda o uso de tênis o mais "baixos" possíveis e que a primeira coisa que se deve fazer é retirar a palmilha deles.
Mas por que? Porque a palmilha "adiciona" acolchoamento aos pés. Tem muitas por aí que tem quase 10 mm de espessura (!). Nossos pés sempre procuram por estabilidade e retirando a palmilha, eles estarão também se livrando dos contornos dela, que em geral, têm uma forma ergonônica, mas é óbvio que ninguém tem o pé igual ao de ninguém.
Retirei a palmilha e o tênis ficou bem melhor no pé. Até o cabedal que estava meio apertado se ajustou. O único porém é que a maioria dos tênis convencionais não tem previsão de uso sem palmilhas e há uma séries de costuras por ali (que servem para fixar o cabedal no solado). Portanto, não é boa ideia correr sem palmilhas e sem meias para não gerar nenhuma fricção na pele dos seus pés.
Um amigo que comprou recentemente o Free 3.0 me pediu uma opinão sobre o modelo e comentei a respeito da palmilha. Resposta dele alguns dias depois: "Muito bom. Virou o tênis predileto! A palmilha? Joguei fora depois da nossa conversa..."
Ah! Só para não esquecer: o Nike Free 3.0 tem 4 mm de drop (diferença de altura entre a parte de trás onde fica o calcanhar e o restante do tênis)
É legal este tênis aqui que vende na Decathlon: Newfeel One Many.
ResponderExcluirVeja foto e vídeo aqui: http://www.mathematic.tv/projects/decathlon-one-many/
A palmilha é vendida separadamente.
O tênis custa 40 e a palmilha 30.
Não sei se serve para correr. Nunca testei. A parte da frente é meio estreita.
Oi Adolfo,
ResponderExcluirJá vi esse tênis na Decathlon e ele é bem estreito e é feito para uso casual, não corrida. Apesar de ele ser drop zero, todas as palmilhas tem drop. Tentei montar um, pois há vários tipos de palmilha, mas nenhum ficou bem em mim. Acho que meu pé é meio esquisito...rs
Abs
Sergio
Quanto ao Nike free 2, além da sola ser mais alta, não tem como usar sem palmilha, pois ele tem aquele furinho, para o encaixe do pedômetro (podômetro?)... De qualquer maneira, esse tênis, são uma boa porta de entrada para o mundo minimalista...
ResponderExcluirComecei com eles há 1 ano e meio, já não consigo mais correr de asics Nimbus e, ontem chegou meu five fingers, corri só 1km, pois estava gripado há mais de uma semana mas, não resisti, o encaixe no pé é perfeito, sei que ainda é cedo para dizer, mas parece que será o meu alçado definitivo para corrida...
Senti o calcanhar "batendo", somente em uma descida acentuada, vc tem alguma dica?
Oi Ronaldo,
ResponderExcluirO tênis ao que me refiro é o Nike 3.0, que tem o solado mais baixo em relação ao Nike Free Run 2, que é 5.0. Essa escala foi criada pela Nike para determinar a proximidade com o "descalço". Quanto menor o número, mais próximo da experiência sem tênis. O Free 3.0 não tem o buraco do Nike+ porque o solado é fino demais para comportá-lo.
Se vc sente o calcanhar bater nas descidas é porque você deve estar "brecando" sua descida :). Flexione mais os joelhos e incline o corpo para a frente - mas mantenha a postura ereta. Fique atento também à cadência, que nas descidas tem que ser maior do que quando estamos no plano.
Abs
Sergio
Sim, mas a minha ideia ao usar o tênis da Decathlon é usar sem palmilha. O que eu quis dizer é que este poderia ser o modelo para outros reduzidos (como o Nike Free), vender separado uma palmilha com amortecimento e inclinação. E isto não é ideia minha. Acho que a Newton e/ou a Saucony já fez isso e o Peter Larson do Runblogger sugeriu isso para outros fabricantes.
ResponderExcluirO tênis da Decathlon é bem estreito mesmo. Mas entre os que eu uso para trabalho, é um dos menos ruins.
Acho importante destacar isso. Quem quer investir sério na corrida minimalista, tem que usar um minimalista para trabalhar. Ficar 8-10 horas usando um sapato com sola grossa e com salto pode atrapalhar seu progresso na corrida minimalista.
Ainda sobre o Nike Free, este cara aqui foi bem mais radical do que simplesmente remover a palmilha:
http://fellrnr.com/wiki/Modified_Nike_Free
Já tinha visto essa modificação do Free e achei bem radical mesmo. Note que à época não existiam modelos verdadeiramente minimalistas e essa era uma das alternativas de ter um nos pés. A modificação com a palmilha quem fez foi a Brooks, com o Drift - que ainda não foi lançado nos EUA.
ResponderExcluirNão sou tão radical quanto ao uso dos minimalistas nos casuais e não acho que "atrapalham o progresso na corrida minimalista", mas concordo que é mais saudável, sem dúvida.
Abs
Sergio
Muito esclarecedor!!! Obrigado Sérgio, vou por a dica em prática!!! Um Abraço!!!
ResponderExcluireu já experimentei aumentar a cadência na descida e manter o corpo inclinado pra frente. Funciona, mas dá um pouco de receio, pq. vc acaba acelerando mesmo. Mas a cadência é importante para diminuir o impacto, dar equilíbrio e controlar a velocidade. Escutei o Scott Jurek numa entrevista dizer que essa é uma das principais técnicas para conseguir velocidade com segurança (pq. vc não investe tanto em cada passo) na descida em trilhas.
ResponderExcluirTirei a palmilha (que tava colada) e corri ontem. Melhora, mas ele ainda é um pouco mais apertado que o free 5.0 e o gobionic, nos dedos. O feedback eu achei que melhora bem mesmo.
ResponderExcluir