quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

GoBionic, o minimalista da Skechers, chega ao Brasil

[gallery include="2508, 2507, 2506, 2505" link="file" order="DESC" columns="1"]
Eu já tinha feito um post sobre o GoBionic assim que começaram a pingar informações sobre o modelo no exterior (clique aqui).

Aproveitei que uma amiga estava nos EUA e pedi para que ela trouxesse um para mim. A Skechers já tinha ganhado certo corpo do que diz respeito aos tênis de performance ao lançar o Gorun, que o atleta norte-americano Meb Keflezighi adota em seus treinos e competições. O amigo e companheiro de Contra-Relógio, André Savazoni se qualificou para a Maratona de Boston usando um deles.

[caption id="attachment_2525" align="alignleft" width="194"] Foi na Asics Golden Four de Brasília onde bati meu recorde pessoal em meia-naratona (1:34:20). Foi a primeira prova em que usei o GoBionic.[/caption]

O tênis chegou no início de setembro  e gostei bastante. Ele é drop zero (nenhuma diferença de altura entre o calcanhar e a frente do pé), super-flexível, tem uma forma hiper-larga, é leve (180 g - Us 10) e com apenas 11,5 mm de EVA no solado.  O tênis traz com uma palmilha bem fina (1,7 mm), que ao ser removida, melhora bastante a  resposta dos pés em relação às variações de terreno. O único aspecto negativo é que há algumas costuras nessa região o que torna inviável correr sem usar meias quando o tênis está sem as palmilhas.

Um aspecto positivo no GoBionic é que o solado é segmentado de tal forma que permite que ele seja flexível não só de trás para frente e vice-versa, mas também de lado,  permitindo a rolagem da pisada de ante-pé seja  o mais suave possível. A pisada usando a técnica natural é feita começando com o ante-pé, mas não chapando o pé no chão, e sim, começando o contato ligeramente por fora e depois rolando o pé para dentro.

A espuma EVA usada pela Skechers (Resalyte) é bem maleável a ponto de não causar aquela sensação de almofada de baixo dos pés e o corredor deve tomar os mesmos cuidados que tem quando se corre descalço ou com um minimalista como os Vibram Five Fingers, pois as pedras mais pontudas conversarão com o seu pé.

O GoBionic, que custa R$ 349 e começa a ser vendido este mês no Brasil, entrou para o time oficial de revezamento dos calçados que uso - VFF KSO e Luna Sandals (quando não uso nada nos pés, é claro).

Mais informações no site da Skechers.

6 comentários:

  1. Olá Sérgio,

    Gostei da aparência do modelo. Esquenta o pé? Que cores virão para o Brasil?

    Adolfo

    ResponderExcluir
  2. Oi Adolfo,

    Me parece que virá o preto/prata e cinza/amarelo (http://www.br.skechers.com/pt-br/produto/13515/skechers-gobionic/ccyl/).

    Esquenta mais do que descalço e menos do que um tênis convencional. O tecido do cabedal é feito de suede e achei melhor do que os de mesh, tecido tradicionalmente usado os tênis para dar "respirabilidade".

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio,

    O tênis parece ser bem interessante. Consegui achar uma loja online no brasil que já está vendendo o GoBionic, estou em pensando em comprá-lo.

    Gostaria da sua ajuda, se possível, para tentar achar o tamanho ideal para mim.

    Aproveitando sua experiência com o GoBionic: a numeração dele é a mesma que você normalmente utiliza , ou precisou comprar um tamanho maior ou menor?

    Atualmente, revezo 3 tênis: new balance road zero / nike free run 3.0 / vivobarefoot aqua lite.

    Meu tamanho padrão é 42. Entretanto, meu vivobarefoot que tem uma forma ultra-larga (tal como o GoBionic) ficou um pouco grande; deveria ter comprado nº menor.



    Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente site. Verdadeira enciclopédia da corrida descalça e dos tênis minimalistas.


    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lucas.

    Na minha opinião você deve ir no 42 mesmo. Eu também uso 42 para todos os calçados e o caso de forma grande demais se aplica somente à VivoBarefoot que aparentemente uso um modelo de forma maior do que a dos outros. Eu tenho um Ultra e também poderia ter escolhido um número menor.

    Obrigado pelo seu elogio. A intenção do site é exatamente essa - de reunir o máximo de informações possíveis em português sobre minimalismo e corrida descalça. Fique a vontade para tirar suas dúvidas e compartilhar sua experiências no Fórum. Conte-nos o que acha do NB, por exemplo.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  5. nike blazer black low

    GoBionic, o minimalista da Skechers, chega ao Brasil | Corrida Natural

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do GoBionic, mas apesar de gostar de correr descalço e ter o pé bastante largo, sentia ele solto demais na corrida. Acabei de fazer a minha primeira corrida com cadarços elásticos e o que era um tênis solto, se tornou um ótimo tênis que acompanha a dinâmica do pé.

    ResponderExcluir