
Em um fórum de discussão sobre corrida descalça e tênis minimalista (este aqui) foi divulgado um vídeo com uma análise da técnica de corrida executada pelo etíope Haile Gebrselassie, que dispensa apresentações (se você não sabe que é esse cara, clique aqui).
É possível ver o padrão de pisada em dois momentos distintos - durante a rodagem e em competição. No caso da última, foi quando ele novamente quebrou o recorde mundial da maratona e se tornou o primeiro atleta a fazer os 42.195 m abaixo de 2h04.
Haile corria para a escola todos os dias - senão me engano eram 10 km para ir e mais 10 km para voltar. Vejam que o tênis que ele calça, mesmo tendo drop e com relativo amortecimento, não influe de forma negativa no seu padrão de pisada. É possível ver como em nenhum momento ele usa o calcanhar para para iniciar o contato com o chão. O pé vem de fora para dentro pela lateral, começando com o antepé - um movimento de rolagem, semelhante ao executado quando corremos descalços. Mais um ponto para a Corrida Natural.
[embedplusvideo height="359" width="590" standard="http://www.youtube.com/v/X6Q_TIuf_ZI?fs=1" vars="ytid=X6Q_TIuf_ZI&width=590&height=359&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=" id="ep5702" /]
Eu concordo plenamente com todos os temas e argumentos, realmente a corrida natural faz TODO sentido, mas as vezes vejo muita gente falando somente de aterrissagem, e acabam se esquecendo do movimento de braços, torax e ângulo de ataque das pernas. Vendo o Haile correr, fica nítido que praticamos um esporte diferente do dele.
ResponderExcluir