quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Empresário responsável pela popularização do Vibram Five Fingers nos EUA lança nova marca de tênis minimalistas

[caption id="attachment_2668" align="alignnone" width="540"]O modelo será revelado apenas em janeiro, mas pela foto divulgada no site é possível perceber que ele lembra um pouco o Merrell Road Glove. O modelo será revelado apenas em janeiro, mas pela foto divulgada no site é possível perceber que ele lembra um pouco o Merrell Road Glove. O solado inclusive parece ser fornecido pela própria Vibram.[/caption]

Tony Post foi o responsável pela entrada dos Vibram Five Fingers nos EUA, e consequentemente, pelo crescimento do mercado minimalista ocorrido com a popularização do modelo causado pelo livro "Nascidos para Correr", do jornalista norte-americano Christopher McDougall. Tony agora aposta em uma nova empresa, a Topo Athletic, em que procura dar continuidade à inovação no mercado de calçados de corrida, mas mantendo o foco em modelos que respeitam a mecânica natural do corpo

Há rumores (leia aquiaqui e aqui) que dão conta de que Tony teria pulado fora da Vibram porque a demanda pelos "tênis de dedinhos" têm caído e também porque marca teme entrar no mercado dos tênis comuns e virar concorrente seus principais compradores - a própria indústria de calçados esportivos. Para quem não sabe, a Vibram é uma empresa especializada em solados e fornece soluções para a New Balance, Merrell e dezenas de outras marcas.

Portanto, com a Topo, ele poderia entrar no mercado que mais cresce em número de modelos nos EUA, os minimalistas e reduzidos. Gostei de ler a seguinte declaraçãode Tony: "Não somos arrogantes a ponto de achar que nossos produtos irão alterar a performance dos atletas. Apenas a vontade dele ou dela é que pode fazer isso. Nosso papel é ajudá-los a chegar lá.” Isso vai de encontro ao que eu penso dos calçados esportivos. Eles são apenas ferramentas e atores coadjuvantes da performance dos atletas. Nós, os atletas, é que somos os atores principais.

Segue abaixo, em tradução livre, o comunicado oficial da criação da marca.

Ex-CEO da Vibram americana lança nova empresa: Topo Athletic


Ícone da indústria e pioneiro do movimento minimalista, Tony Post levantou U$ 5 milhões de investimento da Norwest Venture Partners para lançar uma linha de equipamentos esportivos


DivulgaçãoBoston – 12/12/20012 – Tony Post, ex-presidente e CEO da Vibram EUA, anunciou hoje (ontem, 12/12) a fundação da Topo Athletic, uma marca baseada na convicção de que os produtos devem ter a capacidade inata de amplificar, e não modificar a biomecânica natural do corpo. A empresa é lançada com um aporte de U$ 5 milhões vindos da Norwest Venture Partners (NVP), firma de investimentos múltiplos, sediada no Vale do Silício.

A empresa de Post, marca um novo capítulo em sua busca de desenvolver produtos inovadores para ajudar atletas a se tornarem melhores, mais rápidos e mais fortes. Em 2006, Post lançou o Vibram Five Fingers nos Estados Unidos, fato que catapultou a Vibram americana e os calçados minimalistas às luzes da ribalta – mudando para sempre a maneira como os consumidores pensavam a respeito da sinergia entre o calçado, o pé e o movimento. Como resultado, os calçados mais leves são os maiores responsáveis pelo crescimento do mercado de calçados esportivos, faturando US$ 1,5 bilhão este ano e com expectativa de 50% de crescimento em 2013, de acordo com o SportsOneSource..

“A Topo Athletic visa uma oportunidade chave na indústria de equipamentos esportivos e é destinada ao sucesso com Tony Post no comando do navio”, disse Jon Kossow, sócio da NVP. “Tem sido impressionante observar a chama acesa por Tony em cada marca por onde ele passou, da Rockport à Vibram; então quando ele veio à nós com o seu conceito, toda a nossa empresa aceitou a chance de apoiar a Topo Athletic.”

O novo conceito de Post está fixado no epicentro da tecnologia performance de ponta que ajuda os atletas a otimizar seu treinamento e conseguir atingir metas mais agressivas.

“Nossa visão está se tornando uma realidade por causa da Norwest Venture Partners”, afirmou Tony Post, CEO e fundador da Topo Athletic. “Nós optamos por uma parceria com a NVP por causa das pessoas – eles fizeram as perguntas certas, premiaram nossa missão e forneceram importante apoio de negócios ao mesmo que  permitiram manter nossa independência. No final das contas, escolhemos uns aos outros”.

O público alvo da Topo são atletas que valorizam a simplicidade, o design funcional e a tecnologia onde faz diferença. “Nossa abordagem com o design de produto é de fazer inovações modestas – não somos arrogantes a ponto de achar que nossos produtos irão alterar a performance dos atletas”, afirma Post. “Apenas a vontade dele ou dela é que pode fazer isso. Nosso papel é ajudá-los a chegar lá.”

A companhia irá estrear sua linha de produtos em janeiro, no Outdoor Retailer Winter Market Tradeshow, em Salt Lake City [N.E.: uma espécie de Couro Moda, em que os fabricantes fazem a pré-venda de seus produtos para os lojistas]

Sobre a Topo Athletic

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Topo Athletic é uma companhia de produtos esportivos feitos por atletas e para atletas. Os produtos da Topo são feitos com inovações simples, um reconhecimento de que as coisas mais impressionantes que irão fazer parte de nossos produtos é o atleta. Estamos comprometidos com os estudos em andamento sobre fisiologia, meio-ambiente e as tecnologias que estão surgindo que permitem que os atletas melhorem sua performances constantemente, amplificando o magnífico desing do corpo humano. A Topo Athletic foi fundada em 2012 e está estabelecida em Newton, Massachussets. Para mais informações, por favor, acesse www.topoathletic.com

Sobre a Norwest Venture Partner

Norwest Venture Partners (NVP) é uma firma de multi-investimentos que faz parcerias com empresários para criar negócios bem sucedidos por mais de 50 anos. A firma gerencia mais de US$ 3.7 bilhões de capital e fundou mais de 500 companhias desde sua concepção. Lotada em Palo Alto, California, a NVP tem subsidiárias em Mumbai e Bengaluru, India e Herzelia, Israel. A NVP trabalha desde a fase inicial à fase final de empreendimento e crescimento justo de investimento em uma vasta rede de setores incluindo: tecnologia, serviços de informação, negócios, financeiros, produtos para consumidores e saúde. Para maiores informações acesse www.nvp.com.

2 comentários:

  1. A briga acirrada no mercado dos tênis tradicionais, ou convencionais como alguns os chamam, voltada para os modelos entry-level é pela tecnolgia do amortecimento "ideal".

    Pois bem, novas empresas de minimalistas surgem, como você tem mostrado nos seus posts. Sabendo-se que a construção dos minimalistas é essencialmente utilizar o mínimo em sua construção, pergunto-lhe, na sua visão para um ponto futuro, a concorrência entre as empresas que fabricam minimalistas será baseada naquela que confeccionar o calçado focado em que diferencial? A pesquisa será em cima de material, tecnolgia...???

    Outra pergunta: Há a hipótese de perceberem que o calçado está tão "nu" que não tendo como fazer a diferença na luta pela liderança do mercado, correr o risco do mercado de minimalistas começar a adicionar amortecimento, por menor que seja a camada? E aí, voltar a velha briga de quem detém a melhor tecnolgia de amortecimento?

    P.S.
    Sérgio Rocha disse: Na velocidade mais baixa, vc tem que se preocupar e manter a cadência na casa de 180. Se ao correr devagar você sente que carrega mais peso é pq pode estar descuidado dessa parte.

    Bingo Sérgio Rocha! Mas que pareço um índio correndo, ah isso eu pareço. (risos)

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