segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Veja como foi a Clínica de Corrida Natural em São Paulo

[gallery include="2588, 2589, 2586, 2597, 2598, 2599, 2591, 2592, 2593, 2594, 2595, 2602, 2604, 2603" link="file" columns="1"]

A Clínica Tênis Minimalistas e Corrida Descalça que aconteceu neste último sábado, dia 8/12, foi muito legal. O evento, que contou com pouco mais de 20 pessoas, foi bem recebido por todos que estiveram presentes na loja Velocità Moema, em São Paulo. Acho que consegui atingir o meu objetivo, que é mostrar como é simples mudar o padrão de corrida e fazer com que as pessoas se conectem novamente com a forma natural de  correr.

Após a palestra houve um grande bate-papo e várias questões foram levantadas, fato que enriqueceu ainda mais o evento. Logo depois demonstrei alguns exercícios educativos que ajudam no entendimento na técnica para que todos pudessem experimentar alguns conceitos, e diria que foi uma das partes em que as pessoas mais se divertiram.

Voltei a filmar os corredores (que foram filmados antes da palestra) e foi muito bom ver as pessoas correndo descalças mudando imediantamente o padrão de pisada. Quando todos terminaram de correr, olhei para a entrada da loja e vi que o sol havia se escondido atrás de algumas nuvens e perguntei para a galera: "Que tal darmos uma volta no quarteirão descalços?". Todos toparam e foi uma das melhores partes do evento, pois na esteira não é possível que se tenha total percepção das sensações que os pés descalços podem nos proporcionar.

Foi interessante observar as pessoas começando a correr de uma maneira, talvez receosas, para estarem totalmente à vontade ao chegarmos novamente na frente da loja. Sinto que meu objetivo foi  atingido. É  claro que a adaptação precisa ser gradual e isso foi dito na palestra, mas a semente foi plantada.

A Clínica deve voltar à Velocità em março de 2013 (ainda sujeito à confirmação) e também estou negociando a realização em outras localidades. Fique do olho por aqui.

Clique aqui se você quiser contratar a Clínica.

Aproveito também a oportunidade para agradecer o Rodrigo Carneiro por ter aberto as portas da Velocità para Clínica. Para quem não sabe, a Velocità é especializada em corrida de rua, contando com três lojas físicas e uma on-line.

Ps: fiquei tão empolgado com a palestra, os educativos e, principalmente, pela volta no quarteirão que esqueci completamente que a Saucony havia oferecido dois pares de Hattori (um masculino e outro feminino) para serem sorteados na Clínica...

Bom, fiz o sorteio hoje via Random.org, no randomizador de lista e os vencedores foram Ricardo Ramos e Andréa Cordeiro. Vou entrar em contato com os sortudos para saber o número do tênis que usam e me encarregar de entregar o prêmio.



 

13 comentários:

  1. Um workshop de extrema qualidade e conhecimento! Parabéns Sergio Rocha pela iniciativa inédita. Não há dúvidas que os principais polos de corrida de rua no Brasil, terão demanda para querer este evento. Particularmente tive a oportunidade de aprender e agregar mais conhecimento neste tema que aos poucos está crescendo entre corredores!

    ResponderExcluir
  2. Pô parece q foi bem legal mesmo heim... nem fiquei sabendo.. quem sabe na proxima.. Parabens Sergio abss

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, veja a possibilidade de fazer em um dia a noite, se possivel, em são paulo mesmo, não fui porque trabalho no sábado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras, Rodrigo. Eu adorei fazer a Clínica e agradeço sua presença.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Se programe para a próxima, Alex!

    ResponderExcluir
  6. Oi Zé,

    Vou estudar essa possibilidade. O problema de ser noturna é que provavelmente inviabilizaria a "volta ao quarteirão" sem os tênis :)

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Sérgio Rocha, pela iniciativa. Seria muito bom se você fizesse uma clínica aqui no Rio de Janeiro, onde o conceito de corrida natural ainda é pouco difundido.
    abs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!
    Eu quero uma em Floripa. \o/
    É possível correr de "forma natural" usando tênis?

    ResponderExcluir
  9. Sim. Mas sempre recomendo que se corra descalço para se conectar novamente com a forma correta de correr. Um tênis convencional dificulta a execução da corrida natural por alterar a postura com o diferencial de altura entre o calcanhar e a frente dos pés. Mudar para um tênis de competição já é um bom caminho.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Foi realmente muito legal. Um pouco de teoria, um pouco de exercícios, a filmagem e dar uma volta com a galera foi o ponto alto do negócio. E também trocar idéias e experiências com a galera. Aprendi muita coisa, e não só de corrida descaça e minimalismo! Abraços, Alex.

    ResponderExcluir
  11. A clinica aprofunda a questão da corrida descalça e com os minimalistas. Para mim foi muito esclarecedora, desmistificando várias questões como, por exemplo, qual a técnica correta da pisada. A realização de exercícios práticos, a filmagem do antes e depois dos participantes na esteira para verificação e correção da técnica foram ótimos!!!

    ResponderExcluir
  12. Também estive lá e achei muito legal. O Sérgio realmente conhece o assunto a fundo e foi ótimo pra esclarecer dúvidas sobre a teoria que eu já conhecia um pouco e, na parte mais divertida, fazer o contraste das pisadas com e sem tênis na esteira e, principalmente, sair em um grupo de barefoot runners pra dar uma volta no quarteirão. Foi muito legal também conhecer todo mundo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  13. [...] Clique aqui para ver como foi a Clínica realizada em São Paulo, no início de dezembro. [...]

    ResponderExcluir