terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Das características dos minimalistas: a forma larga

Para um tênis ser considerado minimalistas, ele tem que ter algumas características e isso já foi tema de um post (clique aqui).

Uma das que eu considero essenciais é a forma larga. A forma precisa ser larga o suficiente para que os dedos dos pés possam se mexer naturalmente. Na sexta-feira da semana passada, Peter Larson, do RunBlogger mostrou um raio-X divulgado pela Altra, uma das marcas que investe pesado em minimalismo e que, infelizmente, não temos representantes no Brasil.

O Raio-X foi tirado do pé de uma mesma pessoa usando um modelo da Altra à esquerda e ao lado direito calçando um tênis tradicional, com a forma "naturalmente" estreita. Dá para perceber como os dedos ficam mais a vontade em um tênis com a forma larga, não é mesmo?

[caption id="attachment_2554" align="alignnone" width="437"] Os dedos ficam mais livres para se mexer em uma forma mais larga.[/caption]

Pense em um tênis minimalista como aquele que deixa os seus pés se movimentarem como se tivessem descalços. Em uma forma estreita isso não acontece e é por essa razão que não podemos considerar os tênis de competição como sendo mínimos.

No entanto, nem todos os modelos minimalistas tem a forma larga como os da Altra, mas que é melhor fugir dos tênis "espremem" os seus dedos, não há dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário