quinta-feira, 25 de abril de 2013

3 competições, 3 finais de semanas, 3 tênis minimalistas

Corro há uns 15 anos, mas descalço e com minimalistas há quase 4. Por experiência e aconselhamento de treinadores, não costumo competir em finais de semana consecutivos. Aliás, raramente compito duas vezes em um mesmo mês. Das vezes que fiz isso, ia sempre muito mal na segunda prova.

Mas.... aconteceu e competi três finais de semana consecutivos. De qualquer forma serviu como um teste para três tênis minimalistas diferentes em provas com distâncias distintas.

Vamos lá:

EcoPaineiras 10 km, em Jundiaí (7/4): primeira competição usando o Merrell Vapor Glove. Tenho a leve impressão de que talvez tenha comprado o número errado. Calço US 10 para todos os modelos, mas esse, em particular, parece ser maior do que deveria. A escolha da meia foi equivocada pois o tênis deu uma "sambada" no pé e a fricção fez aparecer uma bolha de sangue no pé esquerdo, logo no antepé. Mas fui bem e, ao lado do amigo Luis Augusto de Jundiaí, fiz 42:20 - meu recorde pessoal. Acho o Vapor Glove incrível, mesmo sendo mais largo do que deveria, pois tem quase nada de amortecimento e é muito parecido com o Five Fingers, só que sem a separação dos dedos.

Meia da Corpore (14/4): Quando fiz minha melhor marca em meia-maratona, estava usando um Skechers goBionic (Golden Four Asics  Brasília 2012). Apesar de ter ficado em dúvida de qual tênis usar, principalmente por causa do problema que tive com o Vapor Glove, decidi não mexer em time que estava ganhando. Talvez um pouquinho de amortecimento fosse bom para a Meia. Gosto bastante do goBionic e ele se portou bem mesmo e mostrou que se dá bem quando fica bem molhado, pois estava garoando o tempo todo. Consegui novamente melhorar minha marca: 1:32:47.

Mizunos 10 Miles (21/4): Tinha sido convidado pela Mizuno para correr essa prova e meu plano era apenas "rodar", ou seja, fazer em ritmo bem leve pois já tinha feito duas provas em ritmo forte. Aproveitei para estrear o EVO Levitas que tinha recebido para testes. Digo estrear, pois como já disse, calço US 10, mas por uma falha de comunicação, o tênis que me mandaram é US 9.5 e o cabedal ficava muito apertado no meu pé. Então, para ajustar, retirei a palmilha  - que é algo que  sempre faço, mas nesse caso era absolutamente necessário. Lembrem-se que as palmilhas deixam você ainda mais longe do chão - essa do EVO adiciona soma 4 mm à espessura total do tênis. Teste de fogo usar um tênis novo em competição, mas foi deu tudo certo. O problema foi ter recebido um número para sair com a elite (!). Dada a largada, tentei ajustar o ritmo, mas passei o primeiro km com 4:20... Bom, puxei um pouco o freio, mas mesmo assim completei a prova com 4:28 min/km de média, completando com 1:12:01. O Levitas tem o amortecimento firme, o que me agrada bastante, pois quanto mais macio o amortecimento, mesmo com pouca espessura, acaba interferindo de alguma forma na postura e na forma de tocar o solo.

Agora, meu foco é os 10 km da Tribuna e ainda não decidi com qual tênis vou e também não elegi o meu preferido para as provas. Quem mandou ter muitas opções?

Um comentário:

  1. Sérgio,

    Estás muito bem. Parabéns. Bom saber sua opinião sobre os tênis minimalistas.

    Gostei do que li sobre o Vapor Glove.

    Abraços,

    Adolfo

    ResponderExcluir