terça-feira, 26 de março de 2013

Programa Fôlego, da Bandeirantes FM, aborda o minimalismo

RBSempre discuto com o Nelson Evêncio, nas redes sociais e ao vivo. Nossas discussões nunca são  brigas, e sim, uma "guerra de argumentos". Nos últimos tempos, temos conversado bastante sobre minimalismo e corrida descalça, com cada um defendendo seu ponto.

O Nelson é presidente da ATC-SP (Associação de Treinadores de Corrida de São Paulo) e colunista do programa Fôlego, da Bandeirantes FM,  apresentado por Ricardo Caprioti e por Sérgio Patrick. Inclusive já fui entrevistado por eles no ano passado para falar sobre a Clínica de Corrida Natural (clique aqui).

No programa apresentado nesse último domingo (24/3), Nelson fala sobre tênis minimalistas, definindo-os de forma correta e abordando uma das estratégias clássicas de adaptação - a de baixar gradualmente o drop do tênis e fazer exercícios educativos para o corredor se acostumar com a ideia de usar o médio-pé e não o calcanhar como primeiro ponto de contato do pé com o chão.

É claro que dá para entrar em mais detalhes quanto à adaptação e a necessidade de fortalecimento da musculatura específica, mas tempo da coluna é curto.

De qualquer forma, é muito bom saber que treinadores como o Nelson já enxergam os tênis minimalistas com bons olhos e não de forma distorcida como alguns ainda vêem esse tipo de calçado.

O único detalhe é que o conceito de tênis minimalista está cada vez mais amplo, até pela diversidade de modelos que estão surgindo. As marcas têm produzido tênis que mantêm o amortecimento (mesmo que menor) e zerando o drop, como o Virrata e o Hattori da Saucony, o Puma FAAS 100 (ainda hoje faço um post sobre ele) e os tênis da Altra (http://www.altrazerodrop.com/). No caso desses modelos, a adaptação é bem mais tranquila exatamente por causa do amortecimento, assim como já ocorre com quem usa os Newton.

Clique aqui para escutar o programa completo ou ouça o trecho do programa clicando no link abaixo. Ah! Fui citado!

[mp3t track="Folego24_3.mp3"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário