quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Não deixe seu cérebro ficar sobrecarregado

Essa é primeira colaboração do professor Marcos Almeida, Mestre em Ciencia da Motricidade Humana e autor do Blog Ser Motriz

Esta pesquisa mostra que o cérebro consegue lidar com duas funções ao mesmo tempo porque pode canalizá-las para duas partes frontais da sua anatomia, mas quando uma terceira atividade é introduzida, a mente fica sobrecarregada. Daí, a precisão para realizar outras tarefas diminuiu.

Bem, esta pequena introdução de certa forma, nos explica a importância de se exigir do cérebro uma ou no máximo duas tarefas deste órgão fantástico de cada vez. Sim, e o que isto tem a ver com corrida natural?

Se pensarmos que buscamos através do correr descalço estar integrado a natureza, sentindo e percebendo cada pisada no chão e a forma como este pé interage em contato com o solo e ainda se integrando com suas 33 articulações dos pés que trabalham em busca de equilibrio e harmonia, vamos perceber que neste momento, para ser melhor aproveitado pelo nosso orgão maior, o cérebro, nenhum elemento dispersor, no caso a música, deveria ser introduzido. Por isto, uma outra atividade imposta ao cérebro, talvez, nao seja muito interessante neste momento. Lembro ainda que os orgãos dos sentidos - visão, audição (para ouvir os “tap, tap, tap” ao invés de “tchof, tchof, tchof”), o tato e a propriocepção (que é a percepção do seu corpo no espaço) se encontram em perfeita harmonia e não deve ser "perturbados".

Estas mal traçadas linhas tentam teorizar o conselho dado pelo Sérgio no seu texto "Corrida natural e fones de ouvido não se misturam" onde relata que, ao seu ver e com razão, perde-se o foco de atenção no momento da corrida natural com a audição musical.

Deixo uma observação - enquanto pesquisador da área de neurociência - que após todo o processo de aprendizagem e memória e com a sua devida consolidação -, o cerebelo automatiza este movimento, permitindo de vez em quando, uma breve música para os já iniciados no barefoot running. Portanto, quem é iniciante ou corre numa nova trilha recomendo ouvir, ao invés de música, o som do seu corpo e o da natureza.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Mestre Marcos Almeida, sempre contribuindo com a ciência do treinamento!

    ResponderExcluir
  2. Todos os "sim" para Sergio, Professor Ms Marcos e a todos os participantes do site Corrida Natural. Apesar da complexidade que é nosso cérebro as funções que podemos emitir para ele são "simples" assim como a corrida natural é algo que desaprendemos, isso no meu caso, com o passar do tempo. Mantenho meu pensamento na vida simples ou simplicidade, vocábulo que adotei para doravante levar minhas atividades, ser minimalista. Se é "pra" correr, corra...apenas corra!

    ResponderExcluir
  3. Free Charity Cars

    [...]Não deixe seu cérebro ficar sobrecarregado | Corrida Natural[...]

    ResponderExcluir