segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tênis minimalistas da Inov8 chegam ao Brasil no 2º semestre



Quando estive na Adventure Sports Fair na última sexta-feira, tive a oportunidade de encontrar com Alexandre Ribeiro e Rafael Scarpa da Davison Division, empresa que comercializa o Vibram Five Fingers no Brasil.

Papo vai, papo vem e Alexandre me pergunta se eu conheço os tênis da Inov8 (pronuncia-se 'inoveit', uma brincadeira com a palavra inglesa 'inovate' [inovar] com o número 8 [eight]). "Claro que sim, respondi [eu pesquiso tudo quanto que é tênis minimalistas que são produzidos mundo afora]. Tenho alguns amigos que tem um modelo de trilha e outro que acabou de voltar dos EUA com Bare-x 180 na bagagem. Vai me dizer que...". É isso mesmo, eles passarão a comercializar os Inov8 no Brasil no segundo semestre deste ano.

A Invo8 é uma empresa inglesa que investe no minimalismo, ou na corrida natural, desde 2003 e tem vários modelos de tênis muito interessantes. Na verdade, eles têm uma linha muito extensa, que atende atletas de academia, corredores de trilha e de rua. Em todos os casos, há variações da altura do calcanhar para a frente dos pés (drop) e quantidade de amortecimento.

O fato é que a marca é muito elogiada pelos corredores minimalistas mais "puros" - aqueles que por vezes correm descalços e por vezes calçados. Eu destacaria alguns modelos da linha de "estrada",  o Bare-x 150x 180 e x 200. Dos de trilha, apesar de não ter nenhum que seja zero-drop, os mais interessantes são o Bare-Grip 200 e o Rocklite  285.

O que acho mais interessante na linha de corrida de rua é que eles têm o solado tão fino quanto os Five Fingers e são ideais para os corredores interessados em começar a correr com uma técnica mais natural, mas não se sentem a vontade para correr com os Five Fingers. Vamos aguardar!

10 comentários:

  1. Nada melhor do que correr descalço. Mas, eventualmente, um minimalista pode ser útil.

    ResponderExcluir
  2. Estou entrado para o time. Mas vou começar com o Saucony Hattori. Porém, correr descalço não será parte do meu hábito!

    ResponderExcluir
  3. Estava dando uma olhada na internet e parece que tem uns tênis que se auto definem minimalistas porém não são tão leves assim.

    Vi "minimalistas" de 241 gr.

    Meu Puma Lift Racer pesa somente 173 gr.

    Meu Adizero Adios 2 pesa 210 gr, e ambos não alardeiam serem minimalistas.

    Ah o marketingue !!!

    ---------

    Tem toda razão, Júlio. Tenho dito muito isso. Vários modelos por aí que tem ELEMENTOS minimalistas na sua fabricação e que as marcas insistem em dizer que eles são minimalistas. Fiz um post aqui no Blog já algum tempo dizendo isso: "Para ser minimalista, o tênis TEM que ser minimalista"

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Sérgio Rocha, gostaria de aproveitar este seu post para colocar uma questão e um elogio. É off-topic. Se você achar que não procede, pode deletar.

    (Questão)
    Você que sempre traz grandes posts a respeito de calçados de corrida, principalmente de minimalistas, gostaria de saber de você quando o assunto é tênis para triatlon. Há pouco tempo, me dei conta de que não entendo porque classificam determinados tênis de uso exclusivo para triatlon. Triatlon se resume em natação + ciclismo + corrida, e o tênis, que dizem serem para triatlon, só se é utilizado no setor de corrida. Creio que no setor de ciclismo usa-se determinadas sapatilhas específicas. Então a minha questão é por que não dizer que determinados tênis se enquadram na categoria de performance??? Não sei se você entendeu a minha questão. Acho que deveriam tirar esta classificação de tênis para triatlon. Você não usa tênis de corrida para natação e nem para ciclismo. Então é tenis para corrida! Desculpe-me se eu cometi algum equívoco.

    (Elogio)
    No guia do tênis de corrida, da Revista Contra-Relógio da edição de abril, eu reparei que todos, eu disse todos, os tênis estão sendo exibidos com o cadarço sendo passado em todos, eu disse todos, os orifícios. Inclusive aquele último, fora de alinhamento e que 95% dos corredores não usam por acharem que é inútil ou se tentam usar, usam de forma errada e acham que o cadarço é sempre curto demais.
    Certamente a pessoa do corpo editorial da revista que ficou encarregado de colocar cada produto para ser fotografado, fez questão de passar corretamento o cadarço neste último orifício. Aliás, faltou apenas no Adidas Micoach Resolution e no Asics Cumulus 13.
    Descobri os vídeos a seguir faz 02 meses e até então eu também não sabia utilizar o último orifício e o deixava sem passar. A fixação do calcanhar bem justo ao tênis é a finalidade de se passar este último orifício.
    http://www.youtube.com/watch?v=R1zdTt_jBgk
    http://www.youtube.com/watch?v=xuQQabgNtjw

    -----------------

    Oi Hélio,

    Seguem meus comentários!

    [Questão] Vocês está certo. Os modelos "exclusivos" para triatlo são meramente tênis de performance. Porém, eles uma característica que os diferenciam dos tênis "oficialmente" de performance: a parte interna do cabedal. Os tênis de triatlo são feitos para se usar sem meias (para facilitar o trabalho de transição da bike para a corrida), então tem um acabamento interno muito mais cuidadoso que os de corrida comum. Alguns tênis de competição da Adidas, por exemplo, são impossíveis de usar sem meia.

    As outras diferenças são apenas cosméticas, como cadarços elásticos ou cores berrantes.

    [Elogio] Os cadarços das fotos ficam daquela maneira por pura estética mesmo. O uso de todos os ilhós são realmente opcionais, já que cada corredor deve tentar ajustar o tênis da melhor maneira possível.

    Temos uma matéria bem interessante na revista sobre as diversas formas de se amarrar os tênis. Veja aqui

    ResponderExcluir
  5. Sergio, você sabe dizer quanto um tênis deste dura em termos de rodagem? Chega a uns 500 km?

    ------------

    Oi Leo,

    Isso varia muito - depende da marca e do corredor. Em geral, mas marcas falam que o amortecimento dos modelos duram cerca de 500 km, mas o que realmente vale é sua própria percepção para saber se o tênis ainda está em condições de oferecer amortecimento para suas corridas ou não. Quando eu corria com tênis tradicionais era isso o que eu fazia.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sergio,
    Sempre corri com tênis "pesados" e altos ( creation, nimbus...) Estou agora querendo entrar neste mundo minimalista. Quais seriam suas dicas para a escolha do primeiro tênis minimalista?

    ------------

    Oi Fernando,

    Não costumo dar dicas de escolha do primeiro minimalista. Isso varia de acordo com o que você quer realmente fazer agora. De qualquer forma, é necessário aprender como correr com a técnica natural (a técnica que se correr qdo corremos descalços). Para isso, diria para que você seguisse as regras que coloquei neste post aqui. Serve para qualquer calçado minimalista :)

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Testei um tênis minimalista certa vez, porém não me adaptei. O bom é que na corrida há espaço para todos. Quem sabe eu tente novamente no futuro.

    ---------

    Oi Alessandro,

    A adaptação a um tênis minimalista leva tempo e não ocorre de uma hora para outra, principalmente se você corre com tênis "mais altos".

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Sérgio, aproveitando a dúvida do amortecimento. Uma vez que os minimalistas "de verdade", em princípio, têm por objetivo apenas proteger a sola dos pés, e não criar um ambiente de amortecimento para o aparelho locomotor, seria adequado falar em amortecimento para esse tipo de tênis? A durabilidade deles não estaria ligada somente à preservação do fatores que lhe interessam, como a integridade do solado ou a manutenção da utilização do cabedal para fixação do tênis no pé? E se for certo isso o que eu estou pensando, os fabricantes tendem a estimar uma durabilidade média dessas verdadeiras proteções de pé?

    -----------

    Nishi,

    Em tênis convencionais, fala-se em durabilidade da entressola. As entressolas são feitas de espuma (EVA) e cada marca faz um composto diferenciado - mais mole, mais dura, maleável, mais durável, etc. É a entressola que depois de certa "rodagem" que perde a capacidade de amortecer o impacto gerado pela corrida. Tanto que é comum um tênis "acabar" com 600 km e o solado (a borracha que fica logo após a entressola) estar inteiro.

    As borrachas de alta abrasão duram muito mais do que as espumas de entressola. Algumas marcas tem feito solados "fundidos" com a entressola (Kivara, Free) o que, em teoria, faz com que o solado "fundido" dure menos.

    Conheço gente que rodou mais de 1000 km com os Vibram Five fingers e com as sandálias do tipo huarache. Com certeza as marcas devem estar pensando em soluções para esse problema de alta durabilidade de solados, pois o sujeito poderia correr mais de um ano com apenas um tênis minimalista nos pés.

    Aguardemos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Sergio,

    Os VibramFiveFingers sumiram do Brasil? Até o site brasileiro foi desativado... Tem notícias? Alguma loja física que ainda seja possível encontrar?
    Abraço, obrigado.

    ResponderExcluir