quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Para ser minimalista, o tênis TEM que ser minimalista

Vira e mexe e me meto em discussões sobre tênis minimalista, ou mínimos, com chamamos aqui na Contra-Relógio. E foi por causa de um bate-papo que tive com o amigo Kléber Corrêa lá no Facebook que decidi escrever este post.

O que tem acontecido é que há muito desconhecimento e achismo no que tange os tais tênis minimalistas. E para piorar,  algumas marcas estão adotando alguns princípios de tênis mínimos e aí, falam que o tênis é minimalista, aumentando a confusão.

Vamos lá. O que seria um tênis minimalista? Tênis minimalista é aquele que simula a corrida descalça. Portanto, o ideal seria um modelo que não interfira em nada o modo natural de se correr. Seu pé tem que se sentir livre, como se não estivese usando nada. O solado tem que ser fino e sem amortecimento para que você possa perceber as diferenças do piso por onde você passa. Um dos fatores mais importantes é não ter diferença de altura entre o calcanhar e a frente dos pés, ou seja, sem salto, para que o corredor fique desde o início da corrida na postura correta e não com o corpo projetado para a frente.

Aqui vai um resumo das características que um tênis minimalista deve ter:

1) Tem que ser "Drop zero", ou seja, não pode haver diferença entre a altura do calcanhar e a frente dos pés

2) Flexibilidade. O tênis deve ser flexível ao ponto de poder "enrolar" ele com a mão.

3) Forma larga. Principalmente na parte da frente dos pés. É lá que os dedos do corredor podem se mexer livremente.

4) Quase nada ou nenhum amortecimento. Por que descalço você não tem proteção nenhuma, então se tiver, que seja apenas um proteção.

5) Não ter suporte medial. O arco dos pés tem que se movimentar livremente.

Não fui eu que inventei esses conceitos. Eles foram elaborados por corredores descalços que em geral são as pessoas as quais as marcas tem recorrido para testar ou ajudar no desenvolvimento de modelos específicos para esse novo nicho de mercado.

Exemplos de tênis:

Tênis mínimos de verdade que são possíveis comprar no Brasil: Vibram Five Fingers, Saucony Hattori (muito em breve nas lojas), New Balance Mininus Trail (as versões novas virão drop zero)

Exemplo de tênis que tem algumas características de minimalistas: Nike Free Run, Saucony Kinvara, Asics Blur 33, Skechers Go Run (também em breve nas lojas).

Tênis de competição não são minimalistas. Apesar de terem pouco amortecimento, grande maioria tem a forma estreita e muitos tem suporte medial. Mas, sem dúvida estão quase lá.

Muitas das grandes marcas estão desenvolvendo tênis mínimos ou quase e a confusão vai aumentar. O importante é sabermos nos informar e não sermos influenciado facilmente pelo marketing.

14 comentários:

  1. Faltou dizer que os corredores descalços mais autênticos são contra usar tênis mínimos:
    http://barefootrunning.com/?p=1910

    E as huaraches? Sei que não são "tênis". Mas nenhum calçado para corrida é "tênis".

    Nunca usei uma mas quem usou geralmente gosta.

    Exemplos de fabricantes:
    - http://www.taboosandals.com/ (este é brasileiro)
    - http://www.invisibleshoe.com/ (este tem um vídeo engraçado no Youtube: Sh!t Barefoot Runers Say http://barefootrunning.com/?p=1553 )
    - http://lunasandals.com

    -------

    Oi Adolfo,

    Como o assunto era tênis minimalista, não entrei na seara das sandálias, que ficará para outro post. Também não citei o fato de muitos corredores descalços serem contra tênis mínimo pois isso é uma outra discussão, mas de qualquer forma, obrigado pela sua contribuição :)

    Abs

    Sergio.

    ResponderExcluir
  2. A Adidas tinha um tenis laranja(só vinha escrito Adi Dassler) ele parecia esses que você postou,só vejo esse modelo na barraca do Teru.

    ----------

    Tem tênis que só o Teru tem...inclusive o Hattori!

    abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, legal que o nosso bate papo tenha rendido um texto tão elucidativo sobre os tênis minimalistas ou dito minimalistas...

    Parece que há uma certa "modinha" sobre esse tipo de tênis, e isso fez com que algumas marcas, através de ações de marketing, tenham procurado rotular alguns modelos como minimalistas quando na verdade talvez estejam bem longe disso.

    Um abraço.

    Kleber Corrêa.

    --------

    É isso mesmo, Kleber!

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Oi Sergio,
    Pegando um gancho no post anterior, por esses conceitos, os PURE da Brooks não são exatamente minimos... pois tem suporte medial.
    No site deles eles separam bem os tenis "float" dos tenis "feel" e classificam os Pure como minimos.
    Tenho lido bastante sobre o tema (culpa sua, rsrs), e depois de um longo papo sobre o tema, ganhei até um livrinho da Vivobarefoot sobre propriocepção e um exemplar do "Born to Run" do pessoal da Vivo na feira da Maratona (fiz a meia) de Bruxelas do ano passado.
    Ainda vou por este lado, mas no momento estou ficando mais perto do chão com os tenis de competição, ou "racing flats", que não são exatamente "flat". Como tenho pé largo, acho que quando chegar nos mínimos vou me sentir bem. ;-)

    Abs,
    Alex.

    --------

    Oi Alex,

    Realmente o projeto "Pure" da Brooks precisava ser mais "pure"...rs

    Eles ficam no meio do caminho, como o Free, e o Kinvara.

    Também acho que você terá poucas dificuldades com os minimalistas, só precisa ser observado a mecânica, já que com os mínimos você não deve começar a pisada com o calcanhar.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho arco no pé... ia ser engraçado ver como eu correria com um tênis assim.

    --------

    Nishi,

    Não ter suporte para o arco dos pés só será benéfico para você. O arco faz um efeito mola e é estimulado com os tênis minimalistas ou quando se corre descalço. No livro "Nascido para correr", é citada a história do Alan Webb, ótimo corredor da milha e dos 1.500 m, e que você sabe quem é. Ele tinha o pé plano e vários problemas com lesões. Depois que seu técnico fez com que ele fizesse os educativos descalço, o arco do pé "apareceu" e ele teve até que mudar o tênis para um número maior.

    Me pé direito era "chato" também e agora não é mais, e antes eu calçava 41 e agora fui para o 42. Pense nisso!

    Abs,

    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Luciano Martins (@lvmartins)16 de fevereiro de 2012 às 02:31

    Acho importante ter esse tipo de discussão. Pois não é bem assim para sair usando um tenis minimalista, ele requer no meu ponto de vista um bom tempo de adaptação. Estamos de certa forma acostumados a correr com amortecimento, pelo menos eu estou, e um tenis mínimos requer muito mais treinamento, ele não absorve os impactos que muitas vezes nem percebemos. O que em um primeiro momento pode até mesmo causar lesão no atleta que não tiver um certo zelo na sua utilização.

    -----------

    Oi Luciano,

    Você tem razão, mas estou só pondo em discussão o conceito do tênis minimalista. Escrevi esse post aqui: "Comprou um Five Fingers? Legal! Agora, vá com calma, por favor" n epoca do lançamento do Five Fingers aqui no Brasil. Ele serve também para quem quer começar a usar os tênis mínimos, mas estou vendo que daqui a pouco devo reescrevê-lo! :)

    abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Tenho feito meus treinos intervalados com o Asics Hyper Speed. Que não é mínimo, nem perto disto. Mas realmetne adaptar a um tênis com pouco amortecimento requer um trabalho cauteloso, ir aos poucos. Precisa rever o pouso dos pés no solo para não favorecer lesões. É um trabalho de médio prazo. Mas depois de adaptado os benefícios devem ser grandes. Assim espero. Por enquanto estou sofrendo um tanto com bolhas na parte frontal do pé. Abcs.

    --------

    Oi Leo,

    Você está certo, precisamos nos adaptar aos poucos, mesmo ao uso de tênis de competição, como o HyperSpeed da Asics. Bolhas na parte frontal dos pés? Você usa ele com ou sem meias?

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  8. ótimo post, xará. Há muita confusão por aí em relação ao tema, que só tende a aumentar com a popularidade cada vez maior dos tênis chamados de minimalistas. Abs.

    ---------

    Grande Sérgio Xará,

    Também acho que a coisa vai ficar mais confusa mais para a frente.

    abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Sempre com meias, meu caro Bruce Willis, ops, digo Sergio Rocha!

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, pegando as cinco carcterísticas que um tênis minimalista deve ter, lembrei do meu bom e velho ALLSTAR cano curto surrado e quase furado : Drop Zero(totality),flexível(Dá pra dobrar e por no bolso),forma larga (uso sempre um número a menos que o habitual), mínima proteção, suporte medial(tá brincando né!). E o melhor de tudo custa R$80 enquanto os outros custam R$400 em média...
    Amanhã mesmo vou treinar com ele !
    Abraço.

    -----------

    Oi Carlos,

    Tem razão :) Acho que o Allstar não deve deixar o pé respirar tão bem...

    Bons treinos!

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Sérgio, confesso que estou bem curioso por experimentar os minimalistas. "Culpa"sua, do podcast Contra-Relógio No Ar e do livro mencionado por você e pelo André, Nascido para Correr. Corrobora com isso a matéria que escreveu na edição da revista deste mês (Começar a pisada com o calcanhar causa mais lesões?). Tudo isso está me fazendo refletir na minha corrida. Estou prestes a adquirir o VibramFiveFingers, mas ainda estou pesquisando como isso pode me impactar. Obrigado pelo post e reescreva o que fala sobre o Five Fingers, por favor, rs. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Correr descalço é bom demais. Mas a iniciação é dolorosa, se você tentar manter o mesmo rítmo de corrida que faz com calçado. A técnica da passada - perna lançada à frente, ataque com a ponta do pé, leve contato do calcanhar. Há a necessidade de re-aprender a correr (as crianças já correm assim, pode observar).
    No início, senti dor nos tornozelos e panturrilhas. Mas após uns três meses não senti mas nada além da exaustão natural dos treinos duros.
    Correr descalço na minha cidade exige muita atenção com os detritos nas vias. Tem muito lixo - garrafas quebradas, vidro automotivo, ... Então, quando corro a noite, protejo meu pé com uma sapatilha da Seasub (NEOPRENE). São baratinhas e não tiram a flexibilidade natural do pé. AInda dá pra correr na praia e mergulhar, sair e continuar correndo. ;)

    ----------

    Oi Chico,

    Mas essas sapatilhas não esquentam demais os pés?

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Calço 42, se fosse comprar um tênis minimalista eu deveria qual comprar qual número:

    41, 42 ou 43?

    Muito obrigado =)

    --------------

    Oi Radha,

    Você deve usar o mesmo critério de quando compra um tênis de corrida. Sempre um número a mais do que os que usa casualmente.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  14. [...] A Skechers foi um ponto além no desenvolvimento de seus tênis e ficando cada vez mais próximo do que seria um modelo minimalista por definição. [...]

    ResponderExcluir