
A nova aposta da Nike é o cabedal. Apresentada hoje (21/2) em uma convenção para funcionários e imprensa em Nova York pelo próprio presidente da marca, Mark Parker, a tecnologia chamada Nike Flyknit visa proporcional o mínimo possível na parte superior do calçado para que ele seja muito leve e "moldável" ao pé do corredor.
O primeiro a ser lançado será um modelo de competição, o Nike Flyknit Racer (foto). Ele será muito leve mesmo - 160 gramas (nº 40 masculino), sendo que o cabedal contribui com apenas 34 g desse total. Ele é 19% mais leve que o Zoom Streak 3 (atual modelo top de competição da marca americana).
A Nike continua investindo no amortecimento, e esse modelo é minimalista apenas no design do cabedal, já que a forma é estreita e ainda há amortecimento de sobra.
Os modelos de competição e o Flyknit Trainer (segundo a Nike, o tênis para o corredor comum - 220 gramas) serão lançados nos EUA em julho. E aqui no Brasil? Se seguirmos o cronograma de lançamentos da marca, só em 2013.
O vídeo promocional abaixo, mostra um pé descalço a correr "invisível" deixando marcas no asfalto, depois o próprio pé descalço passa a ser construído. E é então que o cabedal começa a aparecer vagarosamente, enchendo os olhos daqueles que esperavam um tênis minimalista para valer da Nike. E então surge o tênis por completo, com amortecimento "convencional" e forma estreita. Não foi dessa vez, pessoal!
[youtube]JUdNeFh2SDo[/youtube]
Leia aqui as informações oficiais da Nike (em inglês)
O problema é o tempo que leva para chegar até aqui!!!!
ResponderExcluirMuito legal usar esses tênis lá fora pois as ruas são limpas, sem buracos e os demais motoristas respeitam vc!!!
ResponderExcluirQuanto aqui no brasil...
Ou seja, cada vez mais me convenço que o Conga que costumei usar na escola primária não era de todo ruim, era sim um tênis vanguardista. E bem mais barato que qualquer miminalista de hoje.
ResponderExcluir----------
Dava para comprar o Conga em qualquer supermercado...
abs
Sergio
Mas será que as ditas grandes marcas estão de olho neste mercado? Eu, que estou pensando seriamente em experimentar esta nova maneira de correr, acharia bem interessante. Um abraço!
ResponderExcluir------------
Oi Theo,
Esse tênis da Nike ainda não é minimalista para valer - apenas o cabedal tem essa característica. A New Balance tem investido nesse filão. A Brooks tem uma linha nova que aponta para essa direção, a Adidas fez um modelo parecido com o Vibram Five Fingers, a Asics fez um linha intermediária e assim por diante. Acho que futuramente, todas as marcas terão modelos minimalistas, sem abidcar dos modelos tradicionais. É uma questão puramente de "business".
Abs
Sergio
Continuo preferindo correr descalço.
ResponderExcluir