
Como muitos dos leitores deste blog sabem, tenho experimentado correr descalço (ou quase) por cerca de um ano e meio. Nesse ínterim, fui correndo com vários calçados alternativos, como os Vibram Five Fingers, RunAmocs, Merrell Trail Glove e alguns modelos de huaraches (as tais sandálias que os índios Rarámuri do México usam para correr e popularizadas pelo livro “Nascido para Correr”, do jornalista Christopher McDougall).
Dentre todas as alternativas, sinto que as sandálias são as que menos interferem na dinâmica do movimento do pé quando corremos. De modo que é possível correr com elas da mesma maneira com a qual correríamos descalços. Com as outras alternativas, tenho que me policiar para correr com a técnica “natural” correta, o que considero chato, pois é ter que ficar correndo e pensando se está com a técnica correta é um tanto frustrante, pois tira o prazer de correr se preocupando com outras coisas, como o rendimento ou simplesmente a paisagem.
Eu freqüento alguns fóruns de discussão sobre corrida descalça e um deles é uma comunidade brasileira do Orkut chamada “Corredores Descalços” e nesses dias fui surpreendido pela notícia de um sujeito que está fazendo huaraches aqui no Brasil, em Minas Gerais, para ser mais exato – curiosamente o local onde aparentemente há mais simpatia pela corrida descalça (ou quase). Até então ficávamos restritos aos modelos feitos nos EUA, como a Invisible Shoe, Luna Sandas, Wokova (ex-Unshoes) e Run Branca (para citar apenas alguns). O modelo que tenho usado ultimamente é uma mistura entre uma Invisible Shoe e o laço de couro elástico “Equus” das Luna Sandals, carinhosamente chamada de Huarache Frankstein por mim.
Genaro Kummer é designer de produtos decidiu aproveitar sua experiência trabalhando em uma fábrica de calçados para fazer suas próprias sandálias, usando os modelos americanos como referência. O site em que vende suas sandálias é o www.taboosandals.com e, segundo Genaro tem tido sucesso por estar no ar há pouco mais de 15 dias no ar.
No site é possível encomendar o modelo Cobra (modelo único, por ora) a partir do traço do seu pé por R$ 60, mais o custo de envio ou pedir um kit DIY (Do-It-Yourself, ou seja, faça você mesmo) por R$ 35 (mais envio). Há também um vídeo de instruções sobre como amarrar as sandálias e outras informações.
Devo receber um de seus modelos em breve para poder opinar sobre a qualidade das huaraches brazucas.
Se alguém já experimentou uma Taboo me avise!
Legal. Vamos prestigiar.
ResponderExcluirAbs.
Sérgio, não sei não, mas esta cordinha deva assar os dedos...
ResponderExcluirOlá Sérgio td bom? Já conversei com o Genaro e ele está confeccionando a minha taboo "huarache tupiniquim".
ResponderExcluirComo sou de BH vou testá-la e posteriormente passo as minhas impressões para você.
E você está certo!!! BH está cada dia mais na crescente da corrida Barefoot!
Temos como precursor o Leonardo Liporati Barefoot e outros muitos vieram depois! Abraços
Oi Alex,
ResponderExcluirAcho que isso não deve acontecer. Eu uso modelos similares e não tive problemas. Agora, se vc fizer o laço muito forte, terá problemas.
Abs
Sergio
Olá Sérgio! Corro de pés descalços/Vibram há alguns meses. Não tive qualquer tipo de problema (embora nunca tenha tido de tênis também). Estou interessado nessas huaraches brasileiras. As suas já chegaram? Você gostou? Obrigado pelas excelentes matérias.
ResponderExcluirOi Jeferson. Legal que você está indo bem na transição. Eu ainda não consegui "mandar o meu pé" para o Genaro por causa da correria do fechamento da edição deste mês da CR. Assim que tiver uma nas mãos, quero dizer, nos pés, darei minha impressão sobre elas.
ResponderExcluirAbs
Sergio
Gostei mt da huarache do Genaro!
ResponderExcluirOlá para todos! Reformulei o site taboosandals.com que agora exibe um novo modelo de huarache, a Super Cobra!
ResponderExcluirEstou animado com os primeiros feedbacks de corredores que tenho recebido.
Abraços e valeu pela postagem Sérgio!
Genaro
ps. Ainda aguardo o desenho do seu pé Sérgio, envie-me quando puder.
ESTOU NA EXPECTATIVA DE ENCOMENDAR MINHA HUARACHE. Corro descalço a mais de dois anos, já experimentei algumas alternativas minimalistas, porém perdem muito da liberdade! Sinto porém não conseguir ultrapassar 28~30km descalço , pois a sensibilidade da sola dos pés ficam comprometidas, espero conseguir elevar meus km. utilizando as huaraches do GENARO!!!!BOAS CORRIDAS!!
ResponderExcluir---------
Oi Roberto,
Correr com uma huarache é, sem dúvida, a alternativa mais próxima da sensação que temos ao correr descalços. O maior diferencial fica por conta do fato de não ter cabedal e o pé poder respirar e transpirar para valer.
Abs
sergio
Olá! Estou correndo a 4 anos com as Huarache Kobra e tendo um resultado INCRÍVEL! Foi um ano para me adaptar. Agora já tenho corrido longas distâncias em modo Barefoot com elas. Sinto que após 3 anos me adaptei bem
ResponderExcluir