Os pesquisadores e designers foram convencer os desde os gerentes até o presidente da marca da necessidade de mudar alguns parâmetros dos tênis e o primeiro fruto veio com a queda do drop de todos os tênis da marca. Agora, nenhum tênis da Saucony tem um drop maior do que 12 mm (na verdade, só os modelos de entrada tem esse drop) e agora é possível saber a diferença de altura entre o calcanhar e a ante-pé pois está impresso na palmilha dos tênis (12 mm, 8 mm, 4 mm e 0 mm).
O Saucony Kinvara foi o primeiro tênis da Saucony que apresentou um drop de 4 mm e é hoje o tênis mais vendido da marca americana, ultrapassando o Triumph. Depois apareceu o Hattori, um verdadeiro minimalista, com cabedal super-fino, muito flexível, leve e drop zero.

Agora é a vez do Virrata, que considero um híbrido entre o Hatorri e o Kinvara. Teoricamente é um tênis minimalista, pois é bem flexível, leve e também é drop zero. Mas observando bem o tênis, percebe-se que ele está mais para um "upgrade" do Kinvara. Seria quase um Kinvara "drop zero", digamos assim. Até o desenho da forma, que não é muito larga, é bem parecido com o do "irmão mais velho". Mas essas semelhanças param por aí. O Virrata é mais leve (184 gramas contra 221 g), o tecido do cabedal é bem mais fino, respirável e o solado é bem diferente e muito mais flexível.
Eu tive o privilégio de ser um dos primeiros a botar as mãos, quero dizer, os pés no Virrata aqui no Brasil e fui pegá-lo na sede da Saucony, à convite da marca (foto à esq.). Fiz apenas dois treinos com ele, mas posso dizer que mesmo sendo muito espesso (18 mm) para o meu gosto pessoal (prefiro algo menor que 12 mm), o tênis é permite que se corra adequadamente com o ante-pé no início da pisada sem causar desconfortos. Acho que a Saucony vai acertar em cheio aqueles que se interessam por minimalismo, mas ainda não estão preparados ou não querem correr com pouco amortecimento.
Vou inserir o Virrata no meu rodízio de tênis e depois escrevo mais sobre ele. Ele começará a ser comercializado em março e custará R$ 349,90.
Outra coisa que mudou na Saucony é a categoria. Ao invés de "minimalista", a marca chama a linha de "Natural Series" (opa, gostei!). A linha será completada com o Mirage 3, que é o tênis de estabilidade dessa série. Ele tem 4 mm de drop e é um pouco mais pesado (246 g) que o Virrata e o Kinvara.
Veja as fotos de divulgação do tênis:
[gallery type="slideshow" ids="3421,3419,3424,3423,3422"]
Boa análise.
ResponderExcluirPelo que li, pode ter seu uso mas para mim, por enquanto, não estou interessado. Queria algo melhor do que o Hattori, que achei feio.
Sergio,
ResponderExcluirQuando este Virrata estará disponivel para compra aqui no Brasil?
Abs
Clebson
--------
No início de março, Clebson.
abs
Sergio
Até que enfim as empresas estão se tocando ou sendo tocadas, sei lá, por essa redução no drop e informação.
ResponderExcluirEu, por ex, acho os tenis da Salomon bem legais, mas com aquele drop de sapato de mulher para casamento eu estou fora.
Tenho um Kinvara 2 e gosto muito de correr com ele. Qdo fui comprar(internet) me avisaram para pegar um número acima do meu e foi perfeito. Isso acontece com o Hattori, o Virrata e com os outros modelos da Saucony?
ResponderExcluirtenho 85 kilos haveria problemas por causa do amortecimento, sendo um tenis leve
ResponderExcluirCom o Hattori acontece. Calço 36 normalmente e tive que comprar o Hattori tamanho 38. E ficou justinho.
ResponderExcluir