quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Estudo mostra diferença de padrões de pisada entre quenianos. Isso muda alguma coisa?

Estudo publicado na Plos One, uma revista científica online, revelou que nem todos os quenianos que cresceram sem usar calçados tem o mesmo padrão de pisada quando correm.

No trabalho entitulado "Variation in Foot Strike Patterns during Running among Habitually Barefoot Populations" ("Variações de padrão de pisada durante a corrida entre populações habitualmente descalças", em tradução livre), os pesquisadores buscaram entender a evolução do padrão de pisada dos seres humanos e encontraram dados diferentes dos colhidos na pesquisa liderada pelo professor de Harvard Daniel Lieberman, no famoso estudo publicado na revista Nature, em 2010. Na ocasião, o padrão de pisada constatado era, em sua maioria, o antepé e foi feita com quenianos da tribo Kalejin (estimo que pelo menos 95% dos quenianos que disputam provas mundo afora são dessa etnia).

Na pesquisa, agora liderada pelo professor Kevin Hatala, da Universidade George Washington, quenianos da tribo Daasanach foram testados e para surpresa dos pesquisadores, nas velocidades baixas, o padrão de pisada preponderante era o retropé, ou o calcanhar.

Opa! Então está tudo errado? Lógico que não. Veja bem, os Daasanach não são uma tribo de corredores "por natureza". Digo, não há corredores entre eles. Na pesquisa de Harvard, os Kalejin corriam ao menos 20 km semanais e os Daasanach nem chegam nem perto disso. E veja bem, eles usavam o retropé, ou calcanhar, como queira, quando estavam em velocidades mais lentas (no alto, foto 1). O que aconteceu quando a velocidade era maior? A maioria optou  pelo antepé (no altofoto 2).

A grande diferença entre as duas pesquisa é que Liberman comparou pessoas que corriam habitualmente descalças e a pesquisa de Hatala é sobre corrida em populações descalças, o que é uma grande diferença.

Quando começamos a correr, descalços ou não, há um tempo para que nós possamos buscar o que é mais eficiente. A meu ver, os resultados da pesquisa foram precipitados ao dizer que o padrão de corrida entre as populações habitualmente descalças não é apenas o antepé.

Veja bem: tudo se baseia em cultura de corrida, adaptações musculares, entre outros. Para mim, nada mudou. Nem para os pesquisadores, que reconhecem que o uso do antepé na aterrisagem é mais eficiente e é isso o que realmente importa.

O que podemos constatar ao final, é que mesmo sendo "habitualmente" descalço, só quem é um "usuário" habitual de corrida descalça é que desenvolve o padrão "natural" de corrida, ou seja, iniciar a pisada com o antepé. O ideal seria que os pesquisadores colocassem os Dassanah para correr pelo menos uns 10 km semanais. Não tenho dúvida que o resultado seria diferente.

Voltando ao que eu disse há dois parágrafos atrás: ao dizer que o padrão de corrida entre as populações habitualmente descalças não é apenas o antepé, temos que entender que não é o antepé pois é necessário ser um corredor habitual para que isso ocorra.

3 comentários:

  1. Para mim está claro que essa tribo de quenianos aterrissaram com o calcanhar porque não são corredores. Se corressem com regularidade, pouco que seja, já estaria aterrissando com o antepé. Não há mecanismo de absorção de impacto aterrissando com o calcanhar: só faz isso quem não nunca corre, se começar a correr com regularidade vai naturalmente "consertar" a aterrissagem.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu fiquei intrigado não sou profissional mas corro diariamente e nem sei como ou porque só consigo correr aterrisamdo com o aontepé mas o professor da academia falou que tenho que mudar meu jeito de correr aterrisamdo com retropé pois diz ele que futuramente terei sérios problema com o peso do corpo sobre o joelho por causa da pisada e que não terei desenvolvimento mas ligação da perna eu achei nada ver pois correndo com a parte de traz me sinto incomodado corro bem menos canso mais e não tenho mesma velocidade diminui muito só gostaria de saber se terei complicações mesmo futuramente se manter esse jeito de correr com a parte da frente.. quando muleque eu vivia pra rua descalço e sempre corri assim... att e parabéns pelas matéria.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edrei,

    A chance de se machucar pisando com o calcanhar é bem maior do que o jeito que você corre atualmente. Não dê bola para o professor que não deve ler artigos que falam sobre técnica eficiente de corrida!

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir