
Domingo, dia 6 de maio, é o Dia Internacional da Corrida Descalça. Ele foi estabelecido pela Barefoot Runners Society (Sociedade dos Corredores Descalços), que reúne vários adeptos e simpatizantes da corrida descalça mundo afora.
Para participar, basta reunir pessoas que correm descalças ou com tênis minimalista em qualquer lugar ou prova. Haverá vários eventos acontecendo em todo o planeta (clique aqui), inclusive no Brasil.
Em Belo Horizonte, a maior "sede" de corredores descalços que conheço, o evento será no Marco Zero da Pampulha, às 8:30 da manhã. (Clique aqui). Já em Curitiba, acontecerá no Parque Birigui, às 8:00 da manhã (Clique aqui).
Se aparecerem iniciantes nesses locais, haverá uma clínica sobre corrida descalça que vai abordar os seguintes assuntos:
1) Motivação: porque correr descalço?
2) Mecânica: como é a passada? E o problema do impacto?
3) Como iniciar na corrida descalça?
4) Riscos: pedras, cacos de vidro, pregos, vermes.
5) Calçados minimalistas.
6) Como dominar a técnica, principalmente em relação as descidas e a corrida em alta velocidade.
7) Dúvidas e curiosidades em geral.
Bom dia da corrida descalça para você!
Muito bom! Pena que em São Paulo ainda não tem nada neste ano. Poderíamos juntar forças para o ano que vem, hein! Valeu pelo post. Abraços.
ResponderExcluirObrigado por divulgar.
ResponderExcluirVocê recorda das primeiras alterações em seu corpo decorrentes da mudança alimentar em prol do melhor desempenho nas corridas?
ResponderExcluirVeja se não aconteceu com você o que acho que aconteceu comigo. Tenho quase certeza de que com a minha dieta saudável, houve uma diminuição gradativa de gordura na sola do pé, se é que isto existe. Por conta disso, penso eu, tive uma maior propensão a receber "marteladas" na fáscia plantar, o que originou a fasceíte plantar, no ano passado. Percebo que já não mais consigo ficar um dia inteiro confortavelmente sobre um sapato. Dói demais. Tênis virou calçado oficial para tudo que é evento. E ainda por cima, coloco as palmilhas de silicone. E quem dirá de uma pessoa que se envereda em correr descalço. Você também teve esta mesma percepção na sola do seu pé ou você foi um felizardo e em nada alterou pós mudança alimentar?
-------------
Olá Hélio,
Eu diria que seu problema está mais relacionado com a técnica da corrida do que com a alimentação. Martelar o chão é sinônimo de técnica errônea e foi isso foi um dos fatores que levaram você a ter problemas com a fasciia plantar. Gordura na sola dos pés? Esqueça isso...rs
A corrida natural, que é aque praticamos quando estamos descalços ou com tênis minimalista (quando bem executada) preza pela corrida suave e não do "martelo". Portanto, não tive problemas com os pés. Muito pelo contrário, hoje considero que meu pé está muito forte e nesses dois anos e meio depois da adaptação, não tive mais nenhum tipo de lesão relacionada à corrida.
Eu não corro exclusivamente descalço. Eu alterno o "nada" com tênis minimalistas e sandálias do tipo "huarache" e tenho extrema dificuldade em ficar mais de uma hora com um tênis tradicional no pé, principalmente por causa da forma estreita e do suporte medial, que me incomoda profundamente.
Caminhar descalço dentro de casa ou dando uma volta no quarteirão já é um grande passo (com o perdão do trocadilho) para fortalecer o seu pé. Experimente.
Caramba, eu nem tinha visto este texto do Sérgio, estava viajando, mas acabei participando indiretamente. Sem saber do dia, corri 6 km descalço no domingo logo cedinho em Arraial do Cabo! Logo no amanhecer. Com direito a banho de mar na sequência. Agora, pensando, o treino foi ainda mais legal!
ResponderExcluirAbraço
André