
A nova aposta da Nike é o cabedal. Apresentada hoje (21/2) em uma convenção para funcionários e imprensa em Nova York pelo próprio presidente da marca, Mark Parker, a tecnologia chamada Nike Flyknit visa proporcional o mínimo possível na parte superior do calçado para que ele seja muito leve e "moldável" ao pé do corredor.
O primeiro a ser lançado será um modelo de competição, o Nike Flyknit Racer (foto). Ele será muito leve mesmo - 160 gramas (nº 40 masculino), sendo que o cabedal contribui com apenas 34 g desse total. Ele é 19% mais leve que o Zoom Streak 3 (atual modelo top de competição da marca americana).
A Nike continua investindo no amortecimento, e esse modelo é minimalista apenas no design do cabedal, já que a forma é estreita e ainda há amortecimento de sobra.
Os modelos de competição e o Flyknit Trainer (segundo a Nike, o tênis para o corredor comum - 220 gramas) serão lançados nos EUA em julho. E aqui no Brasil? Se seguirmos o cronograma de lançamentos da marca, só em 2013.
O vídeo promocional abaixo, mostra um pé descalço a correr "invisível" deixando marcas no asfalto, depois o próprio pé descalço passa a ser construído. E é então que o cabedal começa a aparecer vagarosamente, enchendo os olhos daqueles que esperavam um tênis minimalista para valer da Nike. E então surge o tênis por completo, com amortecimento "convencional" e forma estreita. Não foi dessa vez, pessoal!
[youtube]JUdNeFh2SDo[/youtube]
Leia aqui as informações oficiais da Nike (em inglês)