Um novo estudo da turma do professor Daniel E. Lieberman, de Harvard, constatou que corredores que pousam com o calcanhar tem o dobro de lesões dos que pousam com a frente dos pés.
O estudo chamado "Foot strike and injury rates in endurance runners" (ou "Pisada e taxas de lesões em corredores de endurance"), já submetido e aceito pelo American College of Sports Medicine (Faculdade Norte-Americana de Medicina Esportiva), e ainda a ser publicado, teve como proposta saber se havia diferença nas taxas de lesões entre corredores que começam a pisada com o calcanhar e com a frente dos pés.
Para isso, foram coletadas as características de pisada de corredores de média e longa distância de um time de cross-country de uma faculdade e quantificado seu histórico de lesões, incluindo a incidência de lesões específicas, a severidade de cada ocorrência como sendo leve, moderada ou grave.
O resultado foi o seguinte: dos 52 corredores estudados, 36 (59%) começavam a pisada com o calcanhar e 16 (31%) com a frente dos pés. Aproximadamente 74% dos corredores experimentaram lesões moderadas ou graves a cada ano, mas aqueles que pousavam habitualmente com o calcanhar tinham aproximadamente o dobro da taxa de repetição de lesões por estresse do que aqueles que usavam a frente dos pés para começar a pisada.
Como conclusão se chega ao óbvio: competidores desse time de cross-country da faculdade estudada têm altíssimos índices de lesão. Mas o que ficou evidente foi que aqueles que pousavam com o calcanhar se lesionavam muito mais do que usavam a frente dos pés para iniciar a pisada. A hipótese levantada pelos pesquisadores é de que a ausência de impacto na força reativa durante o início da pisada com a frente dos pés contribui para as taxas menores de lesões desse grupo.
Não é de se admirar que o professor Daniel Lieberman esteja nesse estudo. Foi da autoria de seu grupo aquele trabalho tão falado em janeiro de 2010, "Foot strike patterns and collision forces in habitually barefoot versus shod runners" (ou "Padrões de pisada e forças de colisão em corredores habitualmente descalços versus corredores com tênis") publicado na revista Nature, e que causou muito barulho questionar a eficiência dos tênis de corrida convencionais e demonstrar que correr descalço causaria menos impacto nos corredores.
O que era muito escutado e escrito na época é que eram necessários mais estudos para poder verificar as conclusões. Bom, eles estão chegando. E agora?
Este estudo foi feito em quem habitualmente corre com a frente do pé. O que eu temo, e não sou o único (até o Ken Bob Saxton menciona isso), é que os corredores se convençam que a passada natural é melhor e que logo já queiram fazer a quilometragem semanal com o novo estilo. Nesse caso, sou capaz de apostar, as taxas de lesão serão bem maiores.
ResponderExcluirA transição da pisada de calcanhar para o passada com o antepé deve ser feita lentamente. Ou você progressivamente introduz algumas centenas de metros diários de passada natural na sua planilha, ou, melhor ainda, para tudo e começa com 1 km/semana!
Melhor por que? Tente aprender a jogar squash enquanto você continua jogando 5 partidas de tênis semanais! Você não vai conseguir se acostumar à velocidade da bolinha nem ao cumprimento da raquete do novo esporte. Ou seja, não vai aprender direito.
----------
Erik,
Esse estudo acabou de sair do forno. O que você está se referindo deve ser o que eu faço referência, publicado há 2 anos atrás:)
Mas você tem razão. Para mudar a pisada é necessário ter muita paciência e calma.
Abs
Sergio
Canso de falar com o pessoal, mas acham que sou louco... correr descalço??? Bom, graças a Deus começam a pipocar os estudos... Parece que o louco está bem normal.. Sempre que aparecer estes estudos, gentileza publicar...
ResponderExcluirEste estudo só comprova a percepção que se tem ao correr descalço, que aterrissar com o calcanhar é bem desconfortável (e até dói), diferentemente do toque com o ante-pé, que é confortável e suave.
ResponderExcluirLogo deveria haver a correlação entre lesões e o tipo de pisada, como foi constatado.
E agora?
Na minha opinião, quem corre "com o calcanhar" deveria experimentar mudar a passada mas de
forma cautelosa e avaliar se funciona para ela em particular. A cautela é importante pois
a panturrilha e o tendão (nossas "molas" naturais) não estarão acostumados ao esforço extra de trabalho.
A grande dificuldade que vejo na mudança é praticamente não haver oferta (abundante) no mercado Brasileiro de tênis próprios para correr com a parte frontal do pé (exceção da Saucony e New Balance?), ou seja, os tais
"zero drop" ou quase isto (nem precisaria ser "mínimo"). A maioria têm calcanhar muito elevado que induz o toque iniciado pelo calcanhar.
Correr descaço é uma opção mas a adaptação deve ser ainda mais cautelosa e deve-se informar bastante sobre a técnica antes de tentar.
Eu corro descalço na praia e um pouco no asfalto (quando está em boas condições) e uso fivefingers para pisos menos amigáveis. Nas outras situações (p.ex. para andar e ir ao trabalho) tenho um Mizuno Pro Runner 12 que transformei num "zero drop" ao remover o calcanhar e reduzir a camada de espuma
pela metade (ficou muito bom :-)).
Se você corre com a parte da frente dos pés fica difícil correr "com o calcanhar". Creio o que contrário também seja verdade mas vale a pena experimentar.
Abraço!
Edenilson
ResponderExcluirVc n precisa de "tênis" para mudar sua pisada como por e exemplo correr na "ponta dos pés".
Você precisa de treinos educativos para isso e nao um tênis para mudar.
Abs
David
----------
Fala David,
Você há de concordar comigo que os tênis convencionais, com muito amortecimento e com a parte traseira mais alta que a frente são, em geral, os responsáveis por fazer com que as pessoas pousem primeiramente com o calcanhar, já que qualquer corredor que usa um tênis de competição tende a diminuir esse contato de forma natural - até para se preservar do impacto.
Olá, sou iniciante na corrida mas me senti muito melhor correndo descalço. Bem, tenho 2 perguntas:
ResponderExcluir1. É possível (e aconselhável) Correr com tênis comum usando a mesma dinâmica da corrida descalço?
2. Andei lendo estudos e vendo videos que questionam sobre a pisada tocando primeiro a ponta do pé ou o meio do pé e não cheguei a nenhuma conclusão. O que é melhor afinal?
----------
Oi Leonardo,
1) Sim, é possível correr com a dinâmica do descalço correndo com tênis. Mas os modelos convencionais, com muito amortecimento, ou salto do calcanhar muito alto, atrapalham muito. A melhor solução nesse caso seria usar um tênis de competição. Se é recomendado ou não, deixo essa opção a seu critério. Se vc está gostando de correr descalço, aproveite! Só vá com calma e continue suas pesquisas sobre o assunto.
2) Se é com a ponta do pé ou o meio é realmente difícil definir. A regra é que vc deve estar sempre relaxado (da cabeça até as panturrilhas), com os joelhos dobrados e "pousar" os pés logo abaixo do seu centro de gravidade. Deixe a "coisa" fluir o mais natural possível e você vai descobrir qual é a melhor forma para você.
Abs
Sergio