Até domingo retrasado, minhas únicas experiências em correr descalço em provas se resumiam a ter corrido a meia de São Paulo (Yescom) no início do ano em um ritmo para lá de conservador, e os últimos 7 km de duas das meias-maratonas Golden Four Asics (BH e SP).
Depois de ter melhorado minha técnica (leia aqui), perdi o "pudor" e experimentei correr mais duas provas sem nada nos pés.
A primeira delas foi a Volta da Pampulha no dia 4 de dezembro. Como passei dois dias trabalhando na entrega dos kits da corrida, o cansaço acabou dando as caras. Encaixei um ritmo entre o confortável e o forte e completei a prova em 1h33 - quase 20 minutos mais rápido que minha primeira participação na prova há cerca de 7 anos atrás - com tênis. Na Pampulha tive o privilégio de correr os últimos 10 km ao lado de Leonardo Liporati, que já corre sem tênis há 6 anos e já completou algumas maratonas dessa maneira. Também tivemos a companhia do Roger, mais um da turma descalça de Belo Horizonte.
A segunda experiência foi ontem na 2ª Corrida pela Gentileza, em Jundiaí. Foi a primeira vez que corri descalço "diretinho", com o Tomaz Lourenço costuma dizer. Corri focado o tempo todo e completei a prova em 45:30 (tempo corrigido, já que os 44:12 que meu relógio marcou não podem ser levados em consideração pois a própria organização admitiu que a prova estava mais curta devido a uma ingerência do controle de tráfego da cidade). Isso significa que já consigo correr descalço nas provas com o mesmo ritmo que eu corria com os tênis.
Nas duas provas os meus pés terminaram inteiros e alguns amigos e outros curiosos pediram para ver o meu pé após a prova e se surpreendiam pela sola do meu "tênis natural" estar absolutamente zerada, sem marcas ou bolhas. Confesso que até eu estava surpreso - sinal que estou indo no caminho certo.
Hoje já penso em ampliar minha experiência e, quem sabe, correr uma maratona descalço - coisa inimaginável para mim há 2 anos atrás quando fiz a transição para calçados minimalistas.
Só o tempo, o treinamento e, logicamente, meus pés, dirão se isso será possível.
Sérgio, que jóia. Tenho vontade de ir diminuindo cada vez mais o uso de tênis das corridas. Ainda estou na fase mirim usando VFF. Já corro com eles numa boa distâncias de meias maratonas, mas a intenção é aos poucos ir tentando depender cada vez menos de "acessórios" para corridas! :-)
ResponderExcluir-------------
Fala Smarzaro,
O negócio é esse mesmo. Tem que ir aos poucos até para ganhar confiança :)
Abs
Sergio
Muito legal Sérgio!
ResponderExcluirPrecisa de muito treino para correr descanso.
Quanto a prova deste domingo, qual foi a distância oficial?
Abraço
----------------
Oi Angelo,
Não sei o que você quer dizer com "correr descanso"...rs
Não precisa de treino para correr descalço, apenas adaptação. Treino a gente precisa mesmo é para correr bem.
Abs
Sergio
Bom dia Sérgio!!! Muito legal vc estar "evoluindo" nas corridas descalço. Em um de seus posts anteriores vc meio q "provocava" os leitores em relação aos tênis com muito amortecimento, mas ressaltando a importância da transição correta para o calçado minimalista. Não tenho a intenção, por enquanto, em correr descalço, mas me agrada a ideia da mudança na aterrisagem do pé na corrida. Como posso começar a testar um minimalista, tipo o minimus road da New Balance? Quanto tempo por dia etc? Grande abraço!!!
ResponderExcluir-----
Grande Nardi,
As respostas para suas questões estão nesse outro post que fiz. É direcionado para quem comprou um Vibram Five Fingers, para serve para qualquer tênis minimalista .
Boa Sergio, parabéns.
ResponderExcluirAinda nao estou descalço, mas de Fiver fingers Vibram, já fiz Bombinhas K42, Meia de Buenos Aires e Salomon K42/Patagonia Argentina e todo o treinamento para essas provas.
Vamos que vamos!
Adevan
-------
Legal, Edevan.
Eu sempre recomendo que quem corre com o Five Fingers deveria fazer parte da quilômetragem semanal descalço para aprimorar a técnica. Experimente!
Abs
Sergio
Sergio... vc é um dos pioneiros, digo, após a criação dos minimalistas e o lançamento de livros e notícias a essa modalidade. Creio que você irá em breve realizar boas marcas. O segredo, descalço ou não é o aperfeiçoamento no estilo de correr, na ampliação da performance e principalmente na força de vontade. O que vc comprova que tem ao se dedicar com afinco a esse objetivo. Tanto que já começa a colher os frutos. Parabéns.. abçs
ResponderExcluir---------
Vicent, companheiro de CR e vizinho de Blog.
Não me acho pioneiro não, cara. Tem pessoas que estão nessa barca a muito mais tempo do que eu. Para mim, é uma grande experiência jornalistica e tenho gostado muito. Concordo totalmente quando você diz que temos que buscar o "aperfeiçoamento no estilo de correr".
Abs
Sergio
Oi, penso em experimentar o VFF, mas correr descalça, aqui nas ruas da minha cidade, não seria prudente...
ResponderExcluirOi Sergio, merece uma matéria especial da CR! Contando como foi o começo, suas experiências, a transição para descalço puro e, principalmente, orientações e cuidados para muitos que certamente começarão motivados pela sua experiência.
ResponderExcluirEu ainda não adotei o descalço puro o tempo todo, somente para treinos em locais conhecidos e com risco controlado; para novos locais, longões e provas (ainda) uso as Fivefingers.
Já li boa parte do livro do Barefoot Ken Bob que você indicou em outro post e gostei muito, vale a pena para quem quer começar ou mesmo para quem já corre descalço e quer aprimorar.
Abraço!
-----------
Oi Edenilson,
Essa matéria está na pauta aqui na redação. Vamos ver quando sai.
Abs
Sergio
Sergio, posta aí uma foto do seu pé depois de uma prova, só pra eu ter idéia do estrago (não que este seja o problema. Estrago por estrago, correr longo detona o pé de qualquer jeito, descalço ou calçado. É um tal de bolha, unha preta, calo, etc. )
ResponderExcluir----------
Pois é @slowatforty. Eu deveria ter feito uma foto mesmo, pois acho que você não acredita que não há estragos no pé :)
Abs
Sergio
Muito bom.
ResponderExcluirFiz 10km no último domingo aqui em Curitiba (Circuito das Estações) usando Vibram FiveFingers.
Meu objetivo é correr descalço em alguma corrida no ano que vem. Estou começando a correr descalço aos poucos (hoje só consegui 1km, ontem 3km).