Faz pouco quase um mês que uma amiga me trouxe um Kindle dos EUA. Era um dos meus maiores sonhos de consumo - um leitor de livros digitais. Segundo Michel Laub, meu amigo escritor, o bom do Kindle é que ele é feito somente para ler livros. Não dá para ver vídeos, não tem "Angry Birds", nem nada. Se fosse um tablet tipo iPad, a última coisa que eu faria era ficar lendo um livro. Até dá para navegar na internet, mas o navegador é bem limitado, e serve basicamente para você comprar outros títulos na Amazon.
O tipo de tela do Kindle favorece muito a leitura. Ele não tem retro-iluminação, ou seja, ele não é como uma tela de um monitor de computador, portando, a vista não cansa, assim como um livro normal. Mas o que isso tem a ver com a arte ninja de correr descalço?
Como você, leitor, já sabe, eu tenho feito minhas experiências com a corrida descalça, já testei algumas huaraches e outros tênis mínimos (mínimos de verdade). Mas sempre achei que limitaria minhas corridas sem nada nos pés ao "fortalecimento" do meu solado natural. Foi então que comprei o livro do Ken Bob Saxton: "Running Barefoot Step by Step" ("Correndo descalço passo a passo") e baixei para o meu Kindle.
Para quem não sabe, Ken Bob corre descalço há 25 anos, já completou mais de 70 maratonas dessa maneira e é considerado o "guru" dos corredores sem tênis nos EUA. Ele tem um site, o "The Running Barefoot" que, segundo o próprio, seria provavelmente o primeiro sobre esse assunto, já que foi inaugurado em 1997.
O livro é muito legal e faz um histórico de Ken Bob, aborda sua técnica e de forma bem simples, ensina "passo a passo" como ser bem sucedido no correr sem tênis.
Eu tenho corrido descalço a metade da minha quilômetragem semanal por cerca de um ano. Mas já tinha sacado que correr dessa maneira é um eterno aprendizado e mesmo trocando informações com outros corredores brazukas, é muito raro ter a companhia de um outro corredor que possa me observar e apontar algo que eu pudesse melhorar na minha forma de correr.
O site do Ken Bob, convenhamos, é uma verdadeira "zona". Eu nunca consegui achar exatamente as informações que eu queria por lá, por estarem em posts do tipo blog etc. Mas com o livro, foi possível concentrar as informações importantes, que era exatamente o que eu precisava.
Na leitura, descobri o que faltava para que eu pudesse correr sem machucar o meu solado natural. Uma das coisas que Ken Bob deixa muito clara é a posição da corrida: você deve ficar ereto, mas com os joelhos dobrados (mais dobrados do que se imagina) e nunca inclinar o corpo para a frente. É o que o pessoal chama por aqui de se "correr sentado". Dessa maneira, difícilmente os pés não "pousam" em baixo do seu centro de gravidade, ou de balanço, como Bob prefere dizer. E também fica mais fácil elevar (e não impulsionar) os pés e distribuir o seu peso a cada pisada.
O que acontece quando corremos assim? Algo muito revelador, pelo menos para mim. Você acaba tendo menos contato com o chão, já que as passadas precisam ser mais rápidas (pelo menos + de 180 passos por minuto) e esse contato passa a ser mais leve e menos penoso. Na verdade, não tem nada de penoso. É possível, acredite, correr em qualquer superfície assim. Mesmo com um montão de pedras e pedrinhas.
Ontem de noite - isso mesmo - de noite, fiz uma rodagem de 10 km por um percurso que, com certeza, eu teria evitado há duas semanas atrás. Tem trechos com asfalto extremamente "choquito", calçadas quebradas, trechos sem nenhuma iluminação e outras dificuldades. Cheguei em casa tranquilo, com os pés inteiros e sem sentir dores na sola dos pés.
Cara, eu me senti um ninja!
Poe o tenis e deixa de frescura cara
ResponderExcluir-----------
Caro "CP",
Acho que no caso, a frescura seria usar tênis.
Abs
Sergio
Muito legal hein Sergio.
ResponderExcluirDescanso ou não, o importante é fazer o que gostamos: correr!!
Um dia tomo coragem e tento correr sem tenis.
Abç
Também comprei o livro do Ken Bob, mas foi a versão papel dele. Só pelo livro entendi direito o que ele queria dizer com o: "lean forward only from the waist down to the ankles", que vi algumas vezes na lista de discussão e no site. Aprendi com o livro e ainda me diverti com o humor do Ken.
ResponderExcluirQuanto ao ninja, o próximo nível é correr no calçamento como o Arnoldo! Rarará. O macete dele é "tocar" as pedras "por trás". No fundo acho que é a técnica descrita na página 105: "Don't Reach".
-------------
Fala Leo,
Pois é, e esse "lean from the waist" é o que faz com que a gente aumente a velocidade. O Arnoldo já é Ninja de 10º dan. :)
Abs
Sergio
cada vez mais tô ficando interessado em correr descalço. Vou procurar ler mais sobre o assunto e procurar uma trilha tranquila aqui perto.Abç
ResponderExcluirLegal Sergio! Lá tem alguma técnica para correr descalço e cima de cacos de vidro? Fiz essa pergunta não de sacanagem, é uma necessidade real, pode crer, e não é só para mim é para você e para todos que pretendem correr descalço um dia, é um "probleminha" que ocorre ocasionalmente no Cemitério de Vila Formosa (meu local preferido para treinos) mas também pode ocorrer em qualquer rua da cidade, e é um perigo eminente principalmente em locais sem iluminação, (no caso você disse que até em locais escuros esta correndo descalço), o problema é que lá as vezes aparece muito caco de vidro principalmente de garrafas de champanhe quebradas de eventuais oferendas aos orixás, já fora do cemitério os tipos de vidros são mais variados, principalmente de de lâmpadas, além dos riscos de vidros, também tem o risco de pisarmos em outros objetos pontiagudos, você nunca pisou em algum objeto que te machucou??? Abraços!!!
ResponderExcluir------------
Oi Pinguim
A técnica de correr descalço em cima de cacos de vidro é a mesma de quando estamos calçados, ou seja, não corra em cima de vidro.
Abs
Sergio
Sergio você é um verdadeiro Professor de corrida naturalmente descalça ... Tive uma aula contigo e aprendi que é realmente necessário não arquear o corpo para frente, é nisso que estou me esforçando para continuar... em breve passarei por outra avaliação.. abçs
ResponderExcluir------------
Fala Vicent,
O verdadeiro professor é o Leonardo "Leandro" Liporati :) Na verdade, tentei te ajudar a entender os conceitos. O bom é que você curtiu.
Abs
Sergio
B dia Sergio,
ResponderExcluirTambem tenho kindle e e' otimo para leitura.Experimente ler na praia,EXCELENTE.Vou ler este livro q vc indicou.E aproveito para indicar um livro »Marathon,you can do it.« Jeff Galloway.Melhor capitulo eu acho e' sobre como a mente humana funciona.Capitulo seis em diante.
-------------
Oi Lia,
Eu conheço o livro do Jeff Galloway, mas discordo do método de treinamento dele (correr+caminhar), apesar de dar certo com muitas pessoas, eu adoro correr sem parar...rs
Bj
Sergio
Olá Amigos!
ResponderExcluirUm outra opção interessante que eu recomendo de "livro eletrônico" (em inglês "ebook") é o "ECTACO jetBook". É muito mais barato, e aceita muito mais formatos que o kindle.
Suporta os formatos TXT , PDF , FB2 , ePUB , MOBI / RPC , RTF , HTML, GIF , BMP , PNG, JPEG e muito mais, é sem dúvida a mais ampla variedade de formatos de arquivo capaz de ser exibido por um único dispositivo (da categoria).
Outras vantagen é o suporte para conteúdo eBook em russo, polonês, inglês, espanhol, português e para maioria dos idiomas europeus e asiáticos.
Para saber mais:
Página oficial do ECTACO jetBook http://www.jetbook.net/
Artigo sobre o ECTACO jetBook http://en.wikipedia.org/wiki/ECTACO_jetBook
Abraços!!!
Oi Sergio, valeu pela dica! Este livro será o próximo que vou ler... a forma proposta pelo Bob parece o método Pose.
ResponderExcluirOntem completei minha 5a. meia maratona (Blumenau, 1:52) e a minha 1a. quase-descalça (de five fingers); comparando com as anteriores feitas de tênis fiquei surpreso como foi extremamente agradável esta e, principalmente, após a prova estou muito bem, sem quaisquer dores como aconteceu nas demais (feitas no mesmo ritmo).
Parabéns pelo blog, ele é uma grande fonte de motivação para correr descalço (ou quase). Abraço!
-----------
Oi Edenilson,
Obrigado pela "audiência" :)
Há uma diferença fundamental entre o método pose e o proposto por Ken Bob. O Pose prega a postura ereta e corpo inclinado, enquanto no descalço, devemos inclinar só na cintura para baixo.
Abs
Sergio
Caro Sergio, muito em breve você estará caminhando sobre as águas! Abcs!
ResponderExcluirAchei legal essa matéria, vamos ver se no futuro eu me animo, quem sabe?
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirAgora para correr como um verdadeiro guerreiro ninja, não é necessário correrde tênis ou descalço, e sim utilizando o tabi, sapatilha ninja.
Rapaz, isso é a mesma coisa de andar descalço, só que você está protegido. Isso fora a velocidade incrível que pode atingir caso saiba distribuir o peso do corpo sobre os tabis.
Quase tudo que eu poderia escrever sobre o livro, que acabei de ler, você escreveu!
ResponderExcluirEstou começando a treinar descalço.
--------------
Bons treinos, Adolfo!
Abs
Sergio
O interessante dessa leitura sobre correr descalço é o seguinte: mesmo no caso de quem nunca terá coragem para correr muito assim, o que é o meu caso, há muito o que se ganhar em termos de resistência, menos risco de se machucar e até em como alternar os pontos positivos de correr descalço e com o tênis. Não custa se envolver um pouco nessas leituras e ver o que está rolando por aí... Felicidades!!!
ResponderExcluir------
É isso mesmo, Adauto!
Abs
Sergio