quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Correr descalço ou com um Newton?



Ontem, dia 8, compareci a uma palestra chamada “Join the Natural Running Revolution. Learn how to run faster, stronger, more efficiently, and with less injury” (“Faça parte da revolução da corrida natural. Aprenda como correr mais rápido, mais forte, com mais eficiencia e com menos lesões”) ministrada por Iam Adamson, que é diretor de Pesquisa e Ensino da Newton Running. O evento foi organizado pela Track & Field, que comercializada os tênis Newton desde novembro de 2010, conforme foi publicado neste blog  (clique aqui para ler).

Se eu não soubesse de que o Newton é uma marca de tênis de corrida, acharia que a palestra era um grande incentivo para se correr descalço. Quando Adamson perfilou o histórico do uso de calçados pela humanidade e citou os estudos feitos em Harvard, pelo professor de Biologia Evolucionária Daniel Lieberman, ficou claro que a marca está perfilada a esse estilo de corrida, a tal “corrida natural”, em que a pisada começa pela parte da frente dos pés (não pelos dedos) e a postura de nosso corpo passa a ser mais ereta do que projetada para a frente, ou seja, como se estivéssemos correndo descalços. Falou também sobre o “problema” da elevação do calcanhar e do período de “breque” quando há o contato do calcanhar com o chão durante a pisada, que faz com que haja, supostamente, mais gasto energético quando corremos.

Os tênis da Newton são feitos de modo com que você não consiga começar a pisada com o calcanhar como nos tênis convencionais e para isso, lançam mão de uma espécie de salto na parte da frente do tênis. A impressão quando se calça o modelo é de que a parte da frente é mais alta do que a de trás, e quando corremos essa impressão muda. Eu recebi um Newton para experimentar e posteriormente falo o que achei.

Das coisas que Adamson falou, uma me chamou bastante a atenção. Ele disse que tem gente que usou o tênis por mais de 1.600 km (!). Se isso for realmente verdade será muito bom para os bolsos dos corredores, pois como se sabe, um tênis convencional de corrida dura cerca de 500 km, dependendo da marca, pois é quando o amortecimento deixaria de ser eficiente.

Mas vá devagar ao pote. Assim como correr descalço ou com os Vibram Five Fingers (aquela "luva" para os pés), é necessário um período de adaptação muscular que não ocorre de uma hora para outra. A dica é ir introduzindo o tênis no final dos treinos, ou naquele dia em que que a planilha manda você fazer um trote de 5 km.

De qualquer forma, os Newton serão testados para o Guia do Tênis da edição de abril da CR, aguardem!

No site da Track & Field há mais informações sobre os Newton (Clique aqui)

21 comentários:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Contra Relógio, Sergio Rocha. Sergio Rocha said: RT @contra_relogio: Blog atualizado | Corredólatra por @Sergio_CR | Correr descalço ou com um Newton? http://bit.ly/ehs3fA [...]

    ResponderExcluir
  2. Pode me chamar de cético, mas um tênis com um calcanhar daquela altura que faça você pisar com o antepé?

    ResponderExcluir
  3. Oi Erik,

    Ele é quase drop-zero, ou seja, com pouca diferença entre a altura do calcanhar para o ante-pé. O salto que está lá no ante-pé te obriga a aterrisar com a parte da frente. A técnica é igual a de correr descalço, mas é mecânica e não por ajustes feitos por percepção do corredor, mas funciona.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. fico esperando seu parecer!!

    abraços,

    Cris

    ResponderExcluir
  5. Oi Sérgio,

    infelizmente perdi a CR de abril, mas queria mt saber sobre o teste do Newton. Ele realmente serve para o que se propõe (forçar a pisada com o meio pé)?
    Agradeço se puder me responder.
    Lia

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia,

    Ele funciona sim e a adaptação, confome dito para vários atletas com quem conversei, é muito rápida.

    Perdeu a CR de abril, mas o guia está no site. Veja a resenha do Newton aqui:

    http://revistacontrarelogio.com.br/tenis/newton-gravity/

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Sérgio,

    mt obrigada pela resposta.Devido duas lesões no meu calcanhar, estou tentando modificar minha pisada ao correr, trocando os tênis e por isso pensando em comprar um Newton. Hoje recebi dois modelos da NB que encomendei, O WR10 e o WT10, esses sim, minimalistas. Vou testá-los e espero adaptar-me bem.
    Abs
    Lia

    ResponderExcluir
  8. Oi Lia,

    Legal que vc conseguiu comprar os dois modelos da linha Minimus da New Balance. A previsão é que eles sejam lançados no Brasil no segundo semestre. De qualquer forma, sugiro que você leia esse post: http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/corredolatra/2011/03/16/comprou-um-five-fingers-legal-agora-va-com-calma-por-favor/
    Ele deve te ajudar na sua adaptação. Eu acho que, apesar dos Minimus da NB não terem "drop zero", ou seja, eles ainda tem alguma diferença entre a altura do calcanhar para a frente do pé, são mais "mínimos" que o Newton e acho que vc está no caminho certo.

    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Sérgio,

    a CR dessa reportagem eu não perdi... Li direitinho. Estou, como lhe disse, tentando mudar meu modo de pisar(é bem difícil, depois de tantos anos pisando com o calcanhar) e fortalecendo meu pé em corridas descalça, na areia da praia (moro em Fortaleza), mas tenho feito um aumento gradativo pra evitar mais problemas. Os tênis da NB são bons (o WT10 é drop zero). É uma opção pra quem quer um estilo diferente de correr, mas não quer enfrentar o descalço total, principalmente no asfalto. O Newton, acho que seria uma boa para o reaprendizado da pisada.
    Abs
    Lia

    ResponderExcluir
  10. Oi Lia,

    O WT10 tem um drop de 4 mm segundo a própria NB (http://www.newbalance.com/products/WT10/), mas parece que a versão nova, que sai no fim do ano nos EUA será drop zero, segundo o que o pessoal dos fóruns tem dito. Vc deveria tentar uma huarache. A mais legal é a Luna (http://www.lunasandals.com/), que agora tem um cordão de couro elástico que é sensacional. Como tenho corrido muito descalço e com as sandálias, sinto que faz muita diferença para o pé o fato de estar coberto com alguma coisa (um cabedal e meias, por exemplo). A sandália altera em quase nada a mecânica da corrida descalça.

    O caminho que vc está fazendo acho melhor do que o do Newton, pois ele tem amortecimento e a mudança da pisada ele faz de forma "forçada". Acho melhor que a pessoa descubra aos poucos a melhor forma de correr.

    abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Vc tem razão sobre o drop de 4mm do NB.
    Eu já tinha visto o site dessas sandálias. Nunca testei sandálias, mas fico imaginando que elas devem "dançar" um pouco nos pés.
    Estou no comecinho, mas, assim como vc, tenho visto pessoas que começam com o VFF e passam a ter claustrofobia usando tênis... rsrs
    Mas, vc corre descalço faz tempo? Começou por causa de lesões? Sei que é corredor de longas distância. Agora sempre descalço?
    Eu tenho lido, tenho pesquisado e, como lhe disse, por enquanto fico só na areia da praia. Ainda não me aventurei em outros pisos e, cautelosa, nem mesmo cheguei à conclusão que correr longas distâncias sem qualquer amortecimento seja seguro. Mas continuo minha busca.
    Abs
    Lia

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoal! Especialmente a Lia que é conhecida e perguntadora, hein Lia! Hehehehe! Meus cumprimentos para o Blogueiro Sérgio Rocha!
    Eu estou nessa transição para descalço! Corri a primeira prova descalço total hoje e ainda conversei com a Lia! Apesar de sujar um tico aqui e ali, parece que até o VFF vai ficando de escanteio! É muito boa a liberdade de correr sem nada e se sentindo muito bem!
    Mas a sola ainda está em fase de "calejamento"...

    ResponderExcluir
  13. Ah... para quem está no Descalço o Newton parece um calçado lunar. Por mais que tente ser "drop zero" é muito amortecimento, né não!? Mas a resenha lá mostra que não houve dores musculares e nem necessitou de diminuição de volume de treino. Então parece que a mudança não se assemelha a barefoot (descalço) não... Ou eu estou errado? Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi Lia,

    Sim, comecei a correr descalço por causa de uma lesão que tive quando me preparava para a Maratona de Punta del Este (Síndrome do piriforme). Corri assim mesmo e depois da maratona dei um tempo de um mês para voltar a treinar. A dor persistia e após correr com uns Nike Frees que tinha sem sentir dor, decidi ir para a "convergência", pois não sentia dores com a mudanã da técnica. Comprei um Five Fingers e fui experimentando outras coisas, como um Runamoc e as sandálias. Hoje, eu corro preferencialmente descalço e com as huaraches, mesmo entre treinos longos (32 km , por exemplo). Acho q vc está no caminho certo e essa idéia de nos "despirmos" dos tênis é algo que vem com o tempo de após uma adaptação bem sucedida.

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  15. Oi Alexandre,

    Essa coisa de correr descalço vivia mesmo e sei como vc se sente. :)

    Agora, em relação ao Newton, o fato dele ter amortecimento faz com quem corra com tênis não tenha problemas com a adaptação. Logicamente, que nos dia que essas pessoas começarem a usar tênis com nenhum amortecimento, terão que adaptar a musculatura, mas com a vantagem de já correrm com a técnica correta do "descalço".

    Abs

    Sergio

    ResponderExcluir
  16. Sergio, sempre corrí pisando de calcanhar, mas diversas tendinites me obrigavam a frequentes paradas. Fiz a mudança para a pisada com a bola do pé (forefoot strike) e os tênis Newton, assim como as dicas no site www.newtonrunning.com funcionaram muito bem, estou correndo há seis meses, seis dias por semana esem nenhuma sequela.
    Para quem corre descalço uma boa opção são as sapatilhas MAZ www.mazworld.com.br , fabricadas aqui no Brasil, são muito baratas, leves e drop zero.

    ResponderExcluir
  17. Eu corria pisando com o calcanhar, onde já me rendeu um leve problema no joelho que consegui resolver com um fortalecimento muscular na academia. Decidi experimentar um tênis minimalista e mudar minha pisada, assim comprei um Nike Free 3.0 V3. Estou correndo com eles há pouco mais de 2 meses e ainda sinto que estou me adaptando, pois exige muito da panturrilha e do próprio pé. Já olhando as especificações e fazendo um "test drive" na loja T&F do Newton, podemos ver que ele pode ser um ótimo tênis de transição, pois devido ao amortecimento na parte da frente do pé, você não tem tanto impacto se comparado em correr com um tênis minimalista. Por isto se vê em muitos lugares dizendo que com o Newton não precisa de adaptação ou não sentiram problemas na mudança de pisada. Acredito que eu vou comprá-los em breve para utilizá-los em maratonas (para não me desgastar muito) e continuar o treinando com um minimalista para fortalecimento dos pés e pernas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,
    Quero comprar um tenis Newton,mas só encontro modelos que me interessam na TeF femininos.
    Posso usá-los?Existe alguma diferença técnica ou só de estética?
    Abs,
    Renato

    ResponderExcluir
  19. Resgatando um interesante e antigo post seu...
    Um comentário papo cabeça (risos) Lá vai.

    Uma recente marca no mercado de calçados para corrida de rua (ainda muito desconhecida no Brasil) e já veio com a proposta inicial, digamos, revolucionária.

    Enquanto a maioria das marcas famosas "propagandeiam" nos proporcionar um melhor amortecimento, a Newton "vende o seu peixe" dizendo ajudar o corredor a mudar na forma de pisar. Eu diria mesmo, sem rodeios, que a Newton deseja ajudar o corredor a "empurrar o asfalto" de forma otimizada imitando a corrida com os pés descalços, de menor impacto.

    Assiti a vários vídeos (YouTube) a respeito da explicação do Danny Abshire, co-fundador da Newton Running.

    Quem nunca ouviu, uma vez na vida, dizerem que para iniciar no munda da corrida, basta vestir short, camiseta e calçar um tênis???? Cuidado! Ainda mais quando o incauto tiver o azar de comprar um Newton.

    Apenas na parte anterior da sola do Newton é que há um sistema que se resume na ação-reação. Obrigando assim, o corredor a pisar com o antepé para que possa explorar esta característica do tênis.

    Visualizando a sola do Newton me pareceu tão estranho que, não sei porque, logo me veio a cabeça, o casco da pata de um cavalo. Fazendo várias associações a fim de tentar fechar em um raciocínio, comecei a pesquisar como são as patas dos velozes mamíferos.

    Restringirei na análise de cavalos, que eu citei acima, e cães.
    Cavalo - http://2.bp.blogspot.com/-VDinNKUxEUg/TeqNmoBvmxI/AAAAAAAABFE/SZaM_BHSnvE/s1600/horse_human.jpg
    Cão - http://www.oocities.org/br/canilhannoverseassociados/padrao_dogue.htm

    Epa! Os calcanhares de ambos não tocam no chão. Calcanhar não, jarrete. Então, para o corredor ser mais rápido, ele se movimenta, quase na ponta dos dedos e com os calcanhares não tocando no chão, ou seja, análogo a pisada destes mamíferos. E que é o princípio da proposta do Newton.

    Veja a explicação entre o homem, o urso e o cavalo.
    http://auladecienciasdanatureza.blogspot.com.br/2010/10/pernaspara-que-vos-quero.html
    Pela estrutura do pé do ser humano em repouso, o mesmo não teria o condicionamento para ser veloz. Mas com um certo "contorcionismo", elevação do calcanhar e pisada com o antepé, encontrou uma forma de ser veloz.

    Começo a interpretar que a evolução do homem fez com que o calcanhar tocasse no chão porque ele se tornou bípede, e com esta postura, o calcanhar o ajuda no equilíbrio.

    Então, essa coisa de correr pisando com antepé, não está sendo à toa. Mas para correr desta maneira precisa fazer um treino gradativo porque o esforço exigido de músculos e tendões que não costumam ser acionados pode causar lesões. E sei como dói muito. Só agora à noite que as dores das panturrilhas e musculatura da parte de trás das coxas estão diminuindo porcausa dos 10,2km que eu corri na manhã de ontem. Mas confesso que teve uma ligeira melhora de performance.

    E aí Sérgio Rocha, já correu de Newton?

    ResponderExcluir
  20. Olha o Ian Adamson, da Newton, chegando novamente ao Brasil na semana que vem!
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=428593820531473&set=a.255302454527278.63584.254099577980899&type=1&relevant_count=1

    ResponderExcluir