
Quem mora em São Paulo sabe que estava rolando até ontem a 34ª Mostra Internacional de Cinema. Me envergonho em dizer que poucas vezes fui assistir algum filme da Mostra esses anos todos.
Porém desta vez tive um bom motivo e fui assistir a última exibição de "O Atleta", que conta a história do etíope Abebe Bikila, primeiro bicampeão olímpico da maratona (Roma 1960 e Tokyo 1964), sendo que em ambas bateu o recorde mundial. O filme, que conta com excelente fotografia, alterna cenas introspectivas de Abebe com gravações oficiais das maratonas olímpicas que participou. A história mostra a redenção de Abebe após o acidente que o deixou paraplégico - mais do que uma tragédia para um corredor. Segundo o filme, o etíope era um sujeito do tipo caladão e ainda sentia o gosto amargo de não ter conseguido completar a Maratona dos Jogos Olímpicos do México (1968).
O início da película mostra as lindas paisagens em que Bikila treinava. Aliás, é muito boa a atuação de Rasselas Lakew, que conseguiu imitar com perfeição o jeitão de correr de Abebe. Lakew é um "faz tudo": além de ser o ator principal, assina o roteiro, produz e também dirige o filme, tudo em parceria com Davey Frankel. Rasselas é etíope e se mudou para os EUA para estudar cinema, e atualmente mora em NovaYork.
Havia um fato histórico que eu desconhecia (outra vergonha minha...), que foi a invasão da Etiópia pelos fascistas italianos liderados por Mussolini durante a 2ª Guerra Mundial. A vitória de Abebe Bikila na maratona da Olimpíada de Roma foi muito simbólica. Bastou apenas um soldado etíope para conquistar a Itália. Bikila pertencia à guarda pessoal do Imperador Haile Selassie (Alguém já ouviu falar nesse nome?).
Não há previsão da entrada do filme em circuito comercial e temos que rezar para que pelo menos, fique disponível em DVD no Brasil.
Veja o trailer:
Interessante!
ResponderExcluirHá uns 4 meses atrás li o livro que conta a história do Zatopek, não sabia nada sobre o cara e fiquei surpreso com a história de vida dele. Agora um filme sobre o Bikila, que também desconheço a história de vida dele. Belos exemplos! de uma época onde correr era mais inspiração e transpiração que Garmin, frequencímetro, tenis ultra-mega leve, camiseta tecnológica...
Abrs.
Faustex
Oi Serginho
ResponderExcluirEu tb estava com vontade de assistir a esse filme, mas o horário não me permitiu.
Também estou na torcida por, pelo menos, um DVD. Circuito comercial, sinceramente, acho difícil.
Em que ano ele ficou paraplégico? Como foi essa "redenção"?
ua
Fala Fabão,
ResponderExcluirEle sofreu um acidente de carro em 1969, que o deixou paraplégico. Se eu contar a redenção, o filme perde a graça...
Quando nos encontrarmos, te conto.
Abs
Sergio
Onde encontrou o DVD ??
ResponderExcluirabc
Oi Wallace,
ResponderExcluirEsse filme ainda não está disponível em DVD, infelizmente.
Abs,
Sergio
Adorei,já tinha visto uma matéria na CR sobre ele se não me engano.Gostaria se possível quando souber alguma coisa sobre o DVD me avise.
ResponderExcluirobrigada,
Glauria
Foi o maior maratonista olímpico. Acho que até hoje ninguém se compara ao lendário Bikila, que ganhou a maratona nas Olímpiadas de Roma em 1960 correndo praticamente toda a prova descalço e ainda batendo recorde. Curioso é que nos jogos olímpicos daquele ano ele era até às vésperas do torneio, se não me engano, reserva na equipe etíope, só se tornando titular por conta de contusão do titular, que por sinal, foi o campeão na maratona olímpica no México em 1968. Bikila ficou paraplégico num acidente de carro que, parece, lhe foi dado pelo governo do seu país em razão das duas conquistas olímpicas. Sua morte precoce foi em função da paraplegia. Há muitos anos, se não me falha a memória no final da década de 1970, foi apresentado um documentário sobre ele no Esporte Espetacular na Rede Globo.
ResponderExcluirFala Eduardo,
ResponderExcluirVocê tem razão, Bikila era o reserva da equipe em 1960. Ele correu descalço o tempo todo pois os tênis que seu treinador escolheu para ele ficaram apertados demais. Ele morreu em devido a uma hemorragia cerebral quatro anos após o acidente de carro que o deixou paralítico. O atleta que a quem vc se refere não foi o que venceu no México (Mamo Wolde) e sim Wami Biratu que quebrou o tornolezo em uma partida de futebol. Wolde também correu em Roma.
Abs
Sergio
Serginho,
ResponderExcluirO Imperador Haile Selassie, a bem da verdade, é muito mais conhecido do que seu homonimo corredor. Sua figura não está restrita aos meios esportivos.
Muitos acreditavam ser o novo (ou o verdadeiro Messias). Para os Rastafari-I ele é! E para Bob Marley também, que propagou seu nome elevando a condição de pop-star.
"Haile is the King, Bob is your prophet"
Abs
Cesinha
ainda bem que eu nao fui a cinema para assistir ao filme. Me debulhei em lágrimas só com o trailler.
ResponderExcluir