sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que há de novo entre os tênis mínimos?


New Balance  Minimus Trail


Surgiram algumas novidades para aqueles que ficaram curiosos ao ler a matéria "Os tênis mínimos estão chegando" (Contra-Relógio 204,  setembro de 2010 - clique aqui para ler).

A New Balance  americana já colocou uma página especial em seu site a respeito da linha Minimus (clique aqui para ver). São três modelos, um para uso casual, um para "rua" (road) e outro para trilha (foto). Esses modelos serão lançados mundialmente em março de 2011, e isso inclui o Brasil.


The Adam, da Altra


Outra opçao agora é a Altra (http://altrarunning.com) que diferentemente da NB, leva a sério o "zero drop", o que significa que não há diferença entre a altura do calcanhar dos tênis para o restante do pé. Eles também tem três modelos na linha, o The Adam, The Instint e o The Lone Peak. O The Adam (foto) é uma espécie de Vibram Five Fingers Bikila só que sem os dedos separados. Os tênis da Altra serão comercializados nos EUA a partir do primeiro semestre de 2011, mas sem previsão de venda por aqui.

Vamos aguardar 2011 para ver o que as outras grandes marcas vão lançar para este novo segmento de tênis de corrida.

Enquanto isso fica a sugestão de leitura: Correr descalço ou quase: uma tendência (CR 198, março de 2010)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Assisti o filme que conta a história de Abebe Bikila



Quem mora em São Paulo sabe que estava rolando até ontem a  34ª Mostra Internacional de Cinema. Me envergonho em dizer que poucas vezes fui assistir algum filme da Mostra esses anos todos.

Porém desta vez tive um bom motivo e fui assistir a última exibição de "O Atleta", que conta a história do etíope Abebe Bikila, primeiro bicampeão olímpico da maratona (Roma 1960 e Tokyo 1964), sendo que em ambas bateu o recorde mundial. O filme, que conta com excelente fotografia, alterna cenas introspectivas de Abebe com gravações oficiais das maratonas olímpicas que participou. A história mostra a redenção de Abebe após o acidente que o deixou paraplégico - mais do que uma tragédia para um corredor. Segundo o filme, o etíope era um sujeito do tipo caladão e ainda sentia o gosto amargo de não ter conseguido completar a Maratona dos Jogos Olímpicos do México (1968).

O início da película mostra as lindas paisagens em que Bikila treinava. Aliás, é muito boa a atuação de Rasselas Lakew, que conseguiu imitar com perfeição o jeitão de correr de Abebe. Lakew é um "faz tudo": além de ser o ator principal, assina o roteiro, produz e também dirige o filme, tudo em parceria com Davey Frankel. Rasselas é etíope e se mudou para os EUA para estudar cinema, e atualmente mora em NovaYork.

Havia um fato histórico que eu desconhecia (outra vergonha minha...), que foi a invasão da Etiópia pelos fascistas italianos liderados por Mussolini durante a 2ª Guerra Mundial. A vitória de Abebe Bikila na maratona da Olimpíada de Roma foi muito simbólica. Bastou apenas um soldado etíope para conquistar a Itália. Bikila pertencia à guarda pessoal do Imperador Haile Selassie (Alguém já ouviu falar nesse nome?).

Não há previsão da entrada do filme em circuito comercial e temos que rezar para que pelo menos, fique disponível em DVD no Brasil.

Veja o trailer: