
Não confunda com o Nike Free Run 3, que é 5.0. Essas graduações - 3.0, 5.0, 7.0 etc - foram inventadas pela marca quando desenvolveram a plataforma Free. A idéia era graduar o quanto se fica perto do chão, portanto, quanto menor a graduação, mais, digamos assim, "descalço".
O Free tem algumas características de tênis minimalistas como a forma larga e a flexibilidade extrema. Na verdade, pode-se dizer que foi a Nike que começou com essa história de tênis que fazem com que você corra como se estivesse descalço - isso em 2004. Mas o problema, a meu ver, foi permanecer com amortecimento alto e não terem zerado o "drop" (diferença de altura entre o calcanhar e a frente dos pés). No caso, o 3.o tem um drop de 4 mm e o 5.o tem 7.2 mm. E é por isso que não considero os Free minimalistas, mas o 3.0 está quase lá.
A marca reconhece que não conseguiu "trabalhar" bem o marketing da novidade à época (2004), tanto que os Free(s) tiveram vida muito curta aqui no Brasil e o 3.0 nunca havia chegado por aqui. Com essa nova demanda por tênis mais livres (desculpe-me o trocadilho), a Nike voltou para a prancheta para colocar os Free no forno com o mesmo conceito original, mas com o cabedal adotando as tecnologias mais recentes da marca, como colagens a laser e tecidos mais "inteligentes".
O que realmente diferencia o 3.0 é o desenho do solado, em que os sulcos de flexibilidade acompanham melhor a anatomia dos pés. Antes que alguém pergunte, sim, o tênis da foto é a versão feminina.

Quando colocar as mãos, quero dizer, os pés em um Free 3.0, passo minhas impressões para vocês.
Ah! Ele custa R$ 330 e o pesa 200 gramas (BR 42).

ADIDAS. Foi divulgado no site Minimalist Running Shoe os novos tênis da coleção Adipure que serão lançados no segundo semestre nos EUA.
A marca alemã decidiu apostar na transição do "drop" a partir de três modelos de tênis. O primeiro é o Motion, que tem 11 mm de drop, depois vem oGazelle, com 7 mm e finalmente o Adapt, com 4 mm - mesmo drop do Free 3.0 da Nike.
É claro que o que mais me atrai é o Adapt, que apesar de não ser drop zero, tem um cabedal que mais parece uma meia e foi muito elogiado pelo site, pois é feito de um tecido elástico (ele está presente nos três modelos). Aliás, por que não fizeram um modelo sem drop nenhum? Podia ser uma mescla dos nomes da marca Adipure Adizero...
No Brasil? Sem previsão ainda.